Postagens

Mostrando postagens de maio, 2009

Que festa

Imagem
Gostaria de parabenizar todas as pessoas que compareceram no baile da Folha de Óbidos. Realmente é uma demonstração de credibilidade do veículo de comunicação, quando consegue reunir um grande número de obidenses em torno de seu nome. Estão todos de parabéns por terem feito uma brilhante festa. Aos homenageados também meus parabéns e, as duas belas jovens que representaram a fina-flor da beleza obidense.Na oportunidade o presidente da Academia Artística e Literária Obidense9AALO)Dr. Célio Simões, convidou todos os presentes a se fazerem presente na solenidade de criação do silogeu, que será no dia 25 de junho. Também aproveitei a presença do presidente da festividade de Sant'Ana desse ano, o vereador Chico Aquino, para fazer o convite a todos os presentes que puderem visitar Óbidos no mês de julho, que visitem, pois a festa promete ser muito boa. A banda Cannon deu seu recado e levou a festa até quatro horas da manhã. Valeu mais uma vez.

Bom Senso

Prevaleceu o bom senso entre prefeitura e Acob, onde uma não queria a realização do Festival na praça, por causa da preservação da mesma e outra queria realizá-la, acreditando que não existiria esse tipo de problema. Para que chegassem no acordo, a Acob se comprometeu em preservar a integridade da praça. Bom senso prevalecendo, Festival se realizando. Melhor para a Acob, melhor para o povo, que poderá participar mais uma vez do seu mais tradicional Festival. Quanto a prefeitura, acho que ela ganha também, por demonstrar flexibilidade em suas decisões equivocadas.

Mais um round

A briga está esquentando cada vez mais entre o prefeito Jaime Silva e seu opositor Mário Henrique. Dessa vez foi quem se manisfestou foi o Ministério Público Eleitoral, que deu parecer favorável a cassação do mandato do gestor municipal. Os simpatizantes de Mário Henrique, comemoraram, mas ainda falta a decisão final que vem do TRE. Se for a favor de que o prefeito perca o mandato, ele terá que deixar o cargo para o segundo colocado assumir e recorrer para o TSE, podendo ainda ser reconduzido ao cargo, caso o TSE entenda que ele deva continuar prefeito do município. Enquanto isso, fica a expectativa se pela primeira vez na história de Óbidos, terá um prefeito cassado.

Só hoje

Ficou para hoje a decisão sobre o mandato da prefeita de Santarém, Maria do Carmo, do PT. O TSE não decidiu tudo ontem, ficando outra parte para a sessão de hoje a partir das 14h. Espera-se que se dê um ponto final nessa história, pois quem perde é o povo santareno que fica sem prefeito e sem poder fazer nada para que a cidade volte a sua normalidade política.

Clima quente

O clima esquentou ontem entre o presidente da Acob,Jorge Ary, e o prefeito Jaime Silva. O motivo do embróglio foi o indeferimento do ofício formalizado pela Acob, de utilizar a praça de Sant'Ana para a realização do Festival do Jaraqui. No entendimento do alcaíde o festival não poderá ser realizado naquele logradouro público. O presidente da Acob, em conversas informais, alega que, a praça seria mais viável por causa da estrutura do clíper, que seria usada para o preparo do pescado e da venda de bebidas, sem contar com a sombra. Outra opção é a praça Sesquicentenário, que não possui uma estrutura de cozinha e nem sombra para quem for participar do evento, já que, ele é realizado durante todo o dia. Na enquete feita pelo site da Folha, os internautas estão elegendo o Sesquicentenário como o espaço ideal para a realização do evento. Vamos ver como terminará esse episódio.

Campanha

Ontem(24)foi o grande dia de arrecadação de alimentos e donativos para os atingidos pela cheia na região oeste paraense. A campanha denominada "O Pará precisa de você, pelas vítimas das enchentes", teve Três trios elétricos que passaram por vários bairros da cidade arrecadando doações, além do ponto de arecadação no Hangar. Segundo a Defesa Civil, são 33 municípios atingidos pela enchente no Pará, com 38 mil famílias, perfazendo 178 mil pessoas. Segundo a coordenadora da campanha, Alice Silva, divulgada nos jornais, foram arrecadados nesse final de semana, aproximadamente 7 toneladas de produtos e a expectativa da direção do Hangar é atingir 50 toneladas. O resultado foi positivo, como era esperado, afinal, o povo paraense sempre foi solidário e não podia-se esperar outra coisa a não ser a grande participação dessa gente.

Muita chuva

A chuva que caiu no sábado em óbidos, tirou um pouco do brilho da festa que prepararam para o novo Bispo Dom Bernardo - mas, mesmo assimn, o povo participou efetivamente das comemorações. No domingo o religioso celebrou sua primeira missa como Bispo em Óbidos. a expectativa de mudanças existem, é só aguardar para ver se elas virão.

Limitação

Assistindo a um vídeo onde mostrava a situação precária de alguns ribeirinhos do município de Óbidos, observei que a maior necessidade deles é a falta de madeira, para a construção de marombas. toda vez que o entrevistador perguntava qual a maior necessidade deles, a resposta era logo a madeira - e quando perguntava se já tinham sido assistidos por algum órgão governamental, seja na esfera federal, estadual ou municipal, a resposta era a mesma, não! A prefeitura, com menos recursos, é quase impossível ajudá-los, resta a esperança de alguma ajuda a nível estadual ou federal, que também acho muito complicado. Nessas horas que sente-se a falta de um representante autêntico na Assembléia Legislativa,que pudesse gritar por essas pessoas, os que se comprometeram com os eleitores de Óbidos, estão mais comprometidos com os eleitores de suas cidades e acabam esquecendo essa gente. Mas é bom refletir, a eleição ta vindo aí, pense nisso antes de aceitar qualquer proposta de candidatos que não sej...

Doação

Tenho acompanhado, a doação dessas pessoas que acompanham a imagem de Sant'Ana e me comovo com tanta dedicação e entusiasmo em querer colaborar com a festividade de Sant'Ana. Elas não medem esforços para levar a mensagem de Deus e o apelo de sua avó, para bençãos sejam derramadas nos lares por onde passam. Se força de vontade valer. A festividade de julho já está com sucesso garantido.

Chegou Dom Bernardo

Imagem
Dom Bernardo chegou em Óbidos e encontrou um povo hospitaleiro. Nem a tragédia da cheia que assola a cidade e toda a região, tirou o brilho dos olhos do obidense, que tem fé e acredita que dias melhores virão. A chegada do bispo, pode ser o primeiro sinal de que o povo "Puxis" poderá viver uma nova era. Isso comprova o que diz o poeta Saladino de Brito no hino da cidade: "Os teu filhos são bem brasileiros, são valentes e sabem lutar". Esse espírito que os "Fivelas " tem, é que faz ele nunca desistir de seus sonhos. Seja bem vindo Dom Bernardo e traga novas esperanças a esse povo que tanto merece.

Novas atençoes

Por enquanto, a população obidense vai esquecer um pouco da cheia e vai voltar suas atenções para a chegada do novo Bispo da cidade, o Dom Bernardo. Uma grande festa está sendo preparada, inclusive com a presença do ex Bispo do Pará, Dom Orani Tempesta, que é amigo do cardeal. Tomara que os novos ventos que estão soprando tragam muitas alegrias para a gente obidense que ultimamente vem só pegando cacetada.

Falta força

O show em prol dos desabrigados de cheia no baixo-amazonas, realizado ontem no Centur, não reuniu o esperado, mas serviu para dar o ponta-pé inicial para que a campanha tome corpo e consiga seus objetivos. torço para que se conseiga bastante mantimentos e alimentos para nosso irmãos, que realmente estão precisando. A boa notícia é que o rio já dá sinais de que já vai embora de onde está, deixando todo mundo feliz e com nenhum pouco de saudade. várias ações ainda serão feitas em Belém, pela coordenação da campanha, para arrecadr donativos para as vítimas, inclusive domingo no Mangueirão, no Grande Prêmio Brasil de Atletismo.

Ainda bem

Acontecerá hoje, no Centur, um show em prol dos desabrigados da cheia. O evento reunirá vários artistas local, entre eles: Eduardo Dias, Pedro Calado, Boi Pavulagem, entre outros. O objetivo do espetáculo e arrecadar alimentos para as vítimas da enchente no Pará, por isso o ingresso do show é 1kg de alimentos não perecíveis. Inicialmente a ideía do projeto, que é liderado pela Amucan e Secult, através do Governo do Estado, era beneficiar somente as cidades filiadas a Amucan, numa visão "micro", mas, felizmente, a coordenação mudou de idéia e resolveu extender para todas as cidades atingidas pela cheia, o que é mais justo, visto que, é o governo quem está fazendo a lojística da campanha, portanto, é dinheiro público que não pode favorecer somente uma meia dúzia.

Pitada de alegria

Assim pode-se dizer do dia de ontem em Óbidos. O comentário que se ouvia na cidade era um só. O nível da água tinha baixado um pouco, o que é motivo suficiente para expressar uma pitada de alegria, pois os prejuízos são muitos e essa gente precisa se recuperar deles. Se continuar assim, em breve tudo voltará ao normal e o povo obidense estampará o sorriso no rosto outra vez.

Análise da cheia

Imagem
Chegou em Óbidos um helicóptero dos Bombeiros de Santarém, com uma equipe da Defesa Civil, para avaliar os estragos causados pela enchente até agora, assim como também esperar a chegada do navio que vem trazendo mantimentos para os desabrigados da cheia. Se lê nos noticiários que existem desabrigados, mas não existe uma tragédia. Parece que quem está sendo mais atingido com essa cheia é o município de Santarém, pelo menos é o que está recebendo mais recursos.

Cheia

Imagem
É com olhar de tristeza que se vê a realidade da gente amazônida depois desse fenômeno da cheia. Ruas foram substituídas por passarelas, mas não de desfile de moda e sim, passarela da tristeza, mais conhecida como maromba. Que Deus olhe por essa gente e reserve dias melhores.

Vai começar a peregrinação

Já está em Belém a imagem de Sant'Ana peregrina, padroeira dos obidenses, que irá começar uma peregrinação, visitando várias residências de seu devotos pauxinaras. A visita já começa nesta segunda-feira e quem está a frente além da senhora Edilza Savino, são as senhoras, Alda Simões, Mary Coelho,Lucilene Barros e equipe. O objetivo é, além de convidar seus fiéis à participarem da festividade do mês de julho, é arrecadar fundos para a mesma, visto que, as necessidades são muitas, para realizar essa tradicional festa católica do povo obidense.

Solidariedade

A situação em que se encontra os moradores do baixo-amazonas, está sensibilizando todo mundo. a Associação dos artezãos de Belém, comandada pelo ricardo, fez um movimento no domingo, na praça da República, de arrecadação de donativos para os desabrigados da enchente. Segundo Ricardo a adesão das pessoas foi surpreedente. Foram mais de sete horas um grupo de pessoas se revezendo no recebimento do material que será entregue na sede da Defesa Civil.

Não vem tudo

Quem estava crente que os problemas dos desabrigados da cheia iriam se acabar ou pelo menos reduzir bastante com a ajuda do governo federal, perdeu a esperança depois das palavras do ministro Geddel, que disse que não quer dizer que o pedido da governadora de 150 milhões seja atendido na íntegra. Isso deixa claro que não vai liberar o total do pedido, mas afirmou que vai haver parceria com o Estado, na ajuda da reconstrução das áreas afetadas pela enchente.

Jaraqui

Até o momento ainda não foi definido quem serão as atrações, ou qual será a atração principal do tradicional Festival do Jaraqui, que será realizado nos dias 06 e 07 de junho. Tudo indica que esse ano ele não será realizado na frente da cidade, onde sempre foi, por causa da cheia e o mais provável é que se realize na praça de Sant'Ana. O saboroso pescado já começou a dar sua cara por lá e tem gente dizendo que está 8 por um real. Já teve ano de chegar 30 por um real, tal a fartura do peixe símbolo dos Fivelas. Quanto ao resto, segue como de praxe, as competições esportivas, as apresentações de danças folclóricas, além do baile popular e a apresentação da Garota Jaraqui.

Futebol

Acontecerá no próximo dia 23 a realização do torneio início do campeonato de futebol de Óbidos. A grande ausência do campeonato desse ano é a presença do Paraense Esporte Clube, um dos maiores clubes da cidade, que, segundo informações, por falta de grana, não irá participar. O atual campeão, Juventus, vai em busca do bi-campeonato, enquanto o Mariano, tradiconal time obidense, corre atrás do tão sonhado título que deixou escapar no ano passado. Para isso, a diretoria está cadastrando sócios colaboradores, que queiram ajudar o time nas despesas de rotina. Cada sócio pagará a quantia de 10 reais mensais. O Vila NOva, do bairro da Cidade Nova, um dos times mais organizados da cidade, é sempre um sério canditato ao título também.

Reação

A reação da população obidense com relação a visita da governadora, não pode ser considerada positiva, pois a mesma coisa que ela falou em uma TV santarena, ela falou em Óbidos, ou seja, nada de dinehiro fácil pra ninguém. A sua passagem pela cidade pode ser considerada relâmpago, pois não demorou mais de uma hora e nem chegou a visitar todos os pontos críticos da cidade. quem se deu bem foi os moradores próximo ao buraco que tem na saída da cidade. Que fizeram o carro de Ana Júlia parar e mostrar que a ponte estava toda quebrada, precisando ser reformada.

Prefeito habilidoso

Quando da visita da governadora Ana Júlia em Óbidos, o prefeito Jaime Silva mostrou que é habilidoso no quesito "desvio de atenção". É que, professores da rede municipal prapararam uma manifestação para a governadora, mas nem chegaram perto. Os "GPS" do prefeito, informavam a ele onde estavam os manifestantes, e ele prontamente desviava o caminho com a governadora. No final, os manifestantes ficaram chupando dedo e o prefeito pode não ter saído assim, mas se não preparar um projeto de reestruturação do município, não levará grana nenhuma para concertar o estrago do Amazônas. Pelo menos foi o que ela falou para todos. Se não tiver projeto, não libera grana.

O Ana Júliaaa

A governadora visitou alguns municípos da região Oeste do Pará atingidos pela cheia, ontem. Na sua passagem por Óbidos, ela pôde ver a situação caótica em que se encontra o município, coisa que não deve ser diferente em outros da região. A quantidade de gente que o acompanhava não deixou que a coletiva com a imprensa local e que o acompanhava, fosse realizada na Casa da Cultua, tendo que ser feita no aeroporto da cidade. Espera-se que essa não seja só uma visita de cortesia e sim uma visita de soluções, pois o que o povo dessa região está querendo, não é bem a presença da governadora e sim verbas que ela pode liberar, para amenizar seus sofrimentos.

Odair em Brasília

Segundo a assessoria do vice-governador Odair Corrêa, ele esteve em Brasília na ultima terça-feira tratando de assuntos de interesse da região Oeste do Pará, onde conversou com o deputado federal Jaime Martins, presidente da Comissão e Viação e Transporte da Câmara Federal. Na conversa foi tratado a construção de mais de 20 portos no Pará, que irão beneficiar a região Oeste do Pará, através do Programa do Sistema Nacional Viário, além da federalização da PA 254 que já está tramitando nas comissões e da PA 473 que liga as BR 156 e 163.

Amucan entra na campanha

A Associação dos Municípios da Calha Norte, também vai entrar na campanha de ajuda aos desabrigados da enchente. Só que a campanha feita pela entidade vai ser para ajudar só os municípios associados a ela. Teve gente que achou uma atitude meio egoísta, mas, os atingidos agradecem qualquer ajuda. Doomingo no Hangar haverá um evento promovido pela campanha onde arrecadará alimentos para os desabrigados da Amucan. a campanha irá arrecadar somente alimentos não perecíveis.

MRN doa cesta básica

A Mineração Rio do Norte (MRN) entrega, entre os dias 18 e 22 de maio, 1.400 cestas básicas às famílias da área de influência da empresa que foram atingidas pela cheia dos rios. Serão 500 cestas para Oriximiná e 300 para Óbidos, Terra Santa e Faro. As doações serão entregues às prefeituras dos municípios e à Defesa Civil, que se encarregarão de distribuir as cestas. “Essa é uma ação emergencial para minimizar o sofrimento das vítimas da cheia desse ano”, avalia o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo Paula.

Encontro de negócios

Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej) com a Alcoa, a Mineração Rio do Norte (MRN) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), através do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), acontece no próximo dia 20 de maio em Juruti o encontro de negócios. O evento tem como objetivo apresentar as oportunidades de negócios aos fornecedores paraenses. Dessa forma, será possível possibilitar uma aproximação entre os fornecedores e compradores, integrando a cadeia de fornecimento para as demandas da fase de operação do projeto Mina de Juruti. O encontro terá como local o espaço Água na Bica, localizado no centro da cidade.

Manifestantes fecham ruas em Abaetetuba

Segundo informações do jornal O Cabano,Manifestantes do município de Abaetetuba fecharam, nesta manhã, as principais vias que dão acesso ao município. Até o momento nenhum contato foi feito com a Secretaria de Transporte do Estado. O motivo da manifestação é cobrar do governo estadual a recuperação e manutenção das estradas de Abaetetuba.

Novo Bispo pra Óbidos

Imagem
a partir do dia 23 de maio, a paróqui de Óbidos, uma das maiores do mundo, terá um novo bispo. O atual Dom Martinho, estará se aposentando e quem estará assumindo seu lugar é o Dom Bernardo, que foi nomeado no sábado,9, na Alemanha, o novo Bispo do município. Bernardes irá assumir próximo as festividades da padroeira dos Pauxis, um bom teste para que ele observe o que deve ser melhorado nessa festa centenária e que não muda sua fórmula há muito tempo. Já teve anos de a procissão seguir com menos de dez pessoas, tal o desinteresse dos católicos para com a festa. De alguns anos pra cá a coisa vem mudando e já percebe-se uma maior participação da população na programação, mas, ainda é visível que coisas ainda precisam ser melhoradas no sentido de atrair mais público para o arraial. Não seria o caso de os representantes da igreja perguntarem aos seus fiéis o que está faltando, fazer uma campanha junto aos meios de comunicação da cidade e até de cidades vizinhas? O marketing hoje é inpresci...

Cheia que assusta!

Imagem
A cheia que atinge a região Oeste do Pará, é a maior da história, superando até a de 1953, até então considerada a maior. O número de desabrigados aumenta cada vez mais e as águas avançam ruas e casas, deixando milhares de pessoas sem ter para onde ir. O preocupante também, é o período da seca, onde as águas normalmente não baixam com uma boa velocidade, provocando várias endemias e forçando o governo a investir pesado no combate a elas. Em Óbidos, o rio Amazonas já atingiu 8,48 metros, o nível mais alto desde 1927. Segundo a defesa civil, mais de 179 mil pessoas foram afetadas e pelo menos 23 mil desalojadas e mil desabrigadas. A cidade de Santarém também vive dias dramáticos, seu comércio está todo no fundo e o número de dasabrigados é o mairo da região. Até o dia 12 de maio, o rio Tapajós estava com 9,6 metros acima do nível normal, além dos 8,89 metros registrados dia 1º deste mês. A Defesa Civil entregou mais de 5,5 mil cestas básicas e a previsão é que até sábado,16, 10 mil cesta...

De volta

Depois de um longo tempo ausente, estou voltando a utilizar este interessante instrumento de comunicação, para poder-me comunicar, comentar assuntos pertinentes a nossa realidade. Os assuntos abordados anteriormente não tem nenhumvalor jornalístico, pois foram feitos quando ainda estava na faculdade, aprendendo a utilizar essa ferramenta.