Postagens

Mostrando postagens de julho, 2009

Trânsito

Muita gente reclama do trânsito na cidade de Óbidos, principalmente na Picanço Diniz, onde o fluxo de veículos é grande e não existe uma sinalização, assim como a estrada que vai até o aeroporto e que está asfaltada, não existe nenhuma sinalização no asfalto. No início de julho aconteceu um acidente de moto com vítima fatal nessa estrada e acidentes envolvendo veículos e pedestres vez por outra acontecem nessa via. É preciso que o órgão responsável sinalize não só essa rua, mais outras que precisam também de sinalização ou guardas para orientarem o trânsito.

Balanço

Fazendo um balanço da festividade de Sant'Ana, eu diria que foi muito positivo. Quem pensava que, com a cheia as coisas fossem esmorecer, se enganou totalmente. Sempre falei que nas situações adversas é que agente acaba se superando e foi exatamente isso que aconteceu, a cidade estava precisando de um movimento como esse para renovar suas esperanças. O presidente da festa, vereador Chico Barbado, que muitos não acreditavam dar conta do recado, por ser a primeira vez que ele iria está a frente da festa, se enganaram, pois ele foi um guerreiro e levou no punho até o seu último minuto. Seus colaboradores também tem grande participação nessa realização vitoriosa e merecem os aplausos de todos. Esse ano voltou a ginkana, que mudou a rotina da cidade, como sempre acontece, os filhos que moram em outras cidades também vieram prestigiar, as pessoas do interior vieram em peso, numa demonstração de fé e esperança em sua padroeira, mais de cento e vinte vales foram leiloados e o cliper de San...

Apagão

Mais uma vez o apagão atrapalhou a programação da festividade. A primeira vez foi no círio, na chegada da santa na praça e agora, bem na hora do show do grupo Arraial do Pavulagem. Aliás, esses apagões estão sendo constantes na cidade. Durante o dia várias vezes a energia vai embora, com isso acaba prejudicando quem utiliza eletrodomésticos. A primeira coisa que vem logo a cabeça, é aquele período negro que a cidade viveu há alguns anos, onde não existia luz elétrica. É bom ficar atento e cobrar da Rede Celpa, esses sucessivos apagões.

Ginkana

Teve início ontem a ginkana estudantil de Óbidos, brincadeira tradicional e que já estava ha algum tempo esquecida, por falta de iniciativa ou interesse de participantes. A ginkana está na sua XXVIII edição e para não fugir a regra, começou com as discussões que sempre teve. Questionamento sobre regulamentos, comportamentos etc. Ontem, em sua ultima fala, uma das cordenadoras de uma das duas equipes que estão disputando, disse no microfone que iriam se reunir hoje pela manhã, para decidirem se continuam na brincadeira ou não, alegando ela a falta de transparência na condução das tarefas. Se a decisão prevalecer, acaba aginkana. Agente espera que prevaleça o bom senso e que a brincadeira continue, para o bem de ginkanas futuras.

´No topo

A festividade de Sant'Ana chegou ao seu ponto auto. justamente onde o clima está típico das grandes festividades de dantes. Muita gente nas ruas, pessoas de outras cidades vindo curtir as férias, shows empolgantes como o do Chico da Silva e o ressurgimento da ginkana que começará na segunda-feira(200),.Óbidos está fervendo e o mês de julho retoma seus velhos e bons tempos.

Fogos

Na maioria das vezes, quando se escuta barulho de fogos de artifício, é para comemorar algo. Hoje ouviu-se alguns fogos na cidade de Óbidos e a razão não era diferente da maioria, era para comemorar a vitória do prefeito Jaime Silva quando de seu julgamento no TRE. Segundo comenta-se o resultado foi uma goleada de 6x0. Agora, só resta a oposição recorrer para Brasília.

Agradecimentos

Quero agradecer o pessoal que tem acessado esse blog e participado de forma direta ou indireta, no sentido de melhorar cada vez mais, com informações e comentários sobre variados assuntos. A turma de Manaus, um grande abraço.

Tudo como antes

Pode parecer perseguição, mas não é. Passam-se os anos e o centro da cidade de Óbidos continua maltratado, com as ruas esburacadas, causando uma má impressão pra quem chega. A cidade, por sua natureza, é bonita, isso esconde um pouco esse lado abandonado, mas, basta pegar um carro e andar pela cidade pra perceber o quanto ela está precisando de cuidados. O trabalho de asfalto que foi feito nos bairros, estão todos precisando de reparos. É uma pena.

A coisa começa a se agitar

A cidade de Óbidos já começa a sentir o clima da festividade de Sant'Ana. Os filhos que moram longe começam a circular pelas ruas da cidade, que, infelizmente não estão em boas condições. A festividade começa no próximo dia 12 de julho, quando da realização do tradicional círio fluvial. Mas antes, tem a tradicional festa da véspera do círio,realizada na ARP que culmina com a também tradicional alvorada. O parque já está armado, algumas barracas já funcionam e o movimento a cada dia aumenta. Agora, é só esperar os que ainda vão chegar, participar da festividade e aproveitar essa cidade tão gostosa que é Óbidos.

Visitantes

A turma de Belém está organinzando a noite dos visitantes agora em julho, durante a festividade de Sant'Ana. Um dos cabeças, João Andrade(Bué), irá contactar com o presidente da festividade Chico Barbado, para que viabilize essa noite. A intenção é participar mais da programação da festa. Segundo João, os visitantes ficariam responsáveis pela procissão missa, bingo e programação de palco. Ele disse também que a noite não será só dos visitantes de Belém, mas também de Manaus, Santarém e de quem estiver interessado em colaborar com os organizadores.Essa noite promete!

A dúvida

A coordenação da festividade de Sant'Ana continua a esperar pela natureza, no sentido que ela ajude a realizar o círio fluvial. Até o momento, eles ainda não conseguiram um local ideal para que a balsa, que transporta a imagem da santa, aporte em lugar de fácil acesso, tanto para o desembarque quanto para a população que costuma recebê-la na sua chegada. A verdade é que, o rio em Manaus continua cheio e consequentemente em Óbidos também fica. Tem gente acreditando que só lá pra segunda quinzena de julho que as águas irão baixar. Vamos aguardar.