Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2009

Sairé

Está sendo divulgado o badalado Festival do Sairé, que acontece na paradisíaca Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará. O Festival que tem como atração os Botos Cor de Rosa e Tucuxi e que deveriam ser a maior atração - acabamdando espaço para atrações de fora, que acabam roubando a essência do festival. Esse ano está sendo divulgado Babadonovo e Tchakabum(acho que é assim a escrita). Isso quer dizer que, pelo menos da vez que eu tive lá foi assim. Na hora da apresentação dos Botos, a grande maioria não se interessa, mas quando chega a hora do show, é aquel tumulto pra entrar no local de apresentação. É uma coisa muito estranha e constrangedora, principalmente para uma cidade, como Santarém, que sempre brigou pelos valores da terra, deixar que atrações de fora,acabem roubando a cena do Festival.

Gripe suína

Apareceu a primeira suspeita de gripe suína na cidade de Óbidos. Em conversa com o responsável por esses problemas, ficou claro que a cidade não tem a mínima condição de atender qualquer que seja o paciente com o vírus H1N1. Sabe-se que a sáude no município encontra-se na UTI e qualque paciente que apresente algo mais complicado, se não tiver condições de procurar outro centro, mais desenvolvido, corre sérios riscos de morte. Pra completar, por negligência de funcionários, a secretaria ainda deixa estragar, mais de 10 mil doses de vacinas, causando um prejuízo de mais de 30 mil reais. É complicado.

Energia

É bom as autoridades de óbidos ficarem atentas para os constantes apagões que a cidade vem tendo. Não custa nada lembrar que, por causa de falta de manutenção em seus motores,que acabaram virtando sucata, a população de Óbidos ficou mais de dois anos sem energia de qualidade. Esses geradores que lá estão, são da época do governo Almir Gabriel, que já passou pelo governo há mais de oito anos. Só para reiterar, no mês de julho foram vários apagões na cidade, inclusive na hora da chegada da santa na praça, onde foi realizada a missa campal. Teve madrugadas de apagar mais de sete vezes. Outra foi no show do Arraial do Pavulagem. No melhor do show a energia foi embora, estragando com tudo. E o detalhe é que não se ouve e nem vê, nenhuma explicação por parte da Rede Celpa, para os seus usuários. Será que Óbidos vai voltar aos seus nefastos tempos de escuridão?

Catedral da Sé

Os romeiros que vierem para o círio de Nazaré esse ano, terão mais uma atração, além das várias que acontecimento oferece. É que o governo do Estado anunciou a abertura da Catedral Metropolitana de Belém(Igreja da Sé), para o início de setembro. A obra de restauração e reforma da igreja , está no seu final, com mais de 95% dos trabalhos concluídos. A igreja localizada no bairro da Cidade Velha, onde começa a romaria do círio de Nazaré, recebeu a visita ontem, da governadora Ana Júlia e do secretário de cultura Edilson Moura. Na visita a governadora confirmou para o início de setembro a inauguração, entretanto não não mencionou a data específica. As obras da igreja iniciaram em agosto de 2005, e ficaram paralisadas até abril de 2006, quando foram realizados serviços internos. Uma nova paralisação aconteceu por questões financeiras e orçamentárias, ameaçando a continuidade da obra. A retomada ocorreu em 2007 e os trabalhos continuam até os dias atuais.

Base Candiru

Sobre a possível saída da Base Candiru de Óbidos, temos que admitir que é uma perda muito grande não só para a cidade mas, principalmente para o combate ao tráfego. Pois todo mundo sabe que é nela que se fiscaliza o tráfego de entorpedentes e que, já confiscou inúmeros barcos que transportavam drogas. Por se tratar da parte mais estreita do Amazonas, onde as embarcações obrigatoriamente tem que passar, Óbidos é o local mais apropriado para essa fiscalização. Se a balsa onde está funcionando o projeto, está em péssimas condições. Cadê as autoridades para resolver o problema? Pois a função da Candiru não é importante para a sociedade? Não tenho dúvidas que sim. E se é imprtante, não é interesse das autoridades e políticos em mantê-la funcionando nas melhores condições? É hora da sociedade se movimentar, entidades, associações, a sociedade organizada em geral, devem fazer valer seus direitos e cobrar dos políticos que pedem votos nessa cidade, a permanência da Base Candiru.

Banheiro

Com relação a matéria publicada no site da Folha de Óbidos, onde aborda o banheiro construído ao lado do centenário prédio do Quartel, hoje Casa da Cultura. Também concordo que foi um equívoco a sua construção, pois ela só veio poluir a paisagem arquitetônica daquele lugar, onde está o Quartel a praça do Ó e a igreja do Bom Jesus, sem contar que lá de cima se avista a Serra da Escama e o Laguinho. Ao retornar sua visão para o Quartel, se depara com a quela construção sem pé nem cabeça. Acho que o Ministério Público deveria ser mais atuante e pedir a sua demolição, para o bem da preservação patrimonial de Óbidos e seu paisagismo.

Faculdade do Oeste

Esteve em Óbidos, no dia 02 de agosto, o futuro reitor da Universidade do Oeste do Pará, magnifico Seixas Lourenço, acompanhado do deputado federal Nilson Pinto, Aldo Queiroz, Edilson Moura e o prefeito Jaime Silva. Seixas veio participar de um debate e, ao mesmo tempo, assegurar para os interessados de que vai ser implantado em Óbidos, um Campus da nova universidade, uma grande conquista dos obidenses. No início de sua fala, o reitor fez questão de ler uma carta endereçada à ele, pelo renomado obidense Manoel Ayres, pedidno que Óbidos não ficasse de fora desse projeto, devido sua importância na área literária e cultural deste Estado. Acredito que foi daí que, foi repensada a possibilidade da implantação de um núcleo em Óbidos. Seixas Lourenço deixou claro o quanto essa carta foi importante. Os políticos que, vez por outra vem à Óbidos dizer que fazem isso e aquilo, não tiveram a sensibilidade e nem a coragem de colocar Óbidos nesse projeto, tendo sido necessário, um filho da terra, us...