Postagens

Mostrando postagens de 2009

Copa Oeste

Começa sábado(7) a competição esportiva mais importante da região do Oeste do Pará.A copa oeste que reúne as seleções das cidades que desse território.Pelo visto, as equipes estão se preparando com afinco para a disputa, visto que foram buscar o grande time do Paysandu como parte das preparações, visando a competição. Juruti, Óbidos e Oriximiná, enfrentaram a equipe bicolor e estão reparadas para a disputa. A sede será em Oriximiná que terá a sua a seu favor e que será o 12º jogador. Vamos aguadar essa que vai ser uma das mais disputadas competições.

Eventos que não se repetem

Existe um dito que o obidense sempre fala, e quando fala é com indignação, que é o seguinte: Óbidos é a cidade do "já teve". Isso surgiu em função das inúmeras coisas que a a cidade já teve e que agora não tem mais, lógico. Entre elas, a Universidade Federal Fluminense, A Caixa Econômica,Comércio forte de exportação,Cinema,entre outros. Outros fatos foram criados e chegaram aos seus apogeus e agora passam por momentos de pouco glamour, como é o caso da Feira Agropecuária, que há algum tempo não vem repetindo o sucesso de outrém e o Festival do Tucunaré, que também já viveu grandes momentos e hoje não consegue repetí-los. Com todo esse "carma" que muitos acreditam ter a cidade de Óbidos, espera-se que esses dois eventos não entrem para a lista dos "já teve" e continuem resistindo a sina do sumiço.

Ufopa e José Veríssimo

Uma decisão precipitada. Assim entende o blog, com relação a decisão da prefeitura de querer que funcione na Escola José Veríssimo a Faculdade do Oeste. A tradicional escola, tem o melhor IDEB do município e da região, isso é uma prova de que o ensino não está sendo colocado de forma displicente e para se ter tal rendimento, precisa-se de uma boa estrutura, o que a escola oferece. Existem escolas na cidade com capacidade de absorver a nova Universidade, sem prejudicar o ensino fundamental e nem a futura Universidade. Achamos que deveria haver uma discussão mais ampla com a sociedade, principalmente com o setor de educação, para que se chegue a um denominador comum. Assim de forma precipitada, sem uma discussão ampla, pode trazer problemas para o executivo, mais do que ele já tem.

Ta chegando o círio

A maior festa católica do paraense está chegando. A cidade respira círio. Por todos os cantos a presença da parodeira dos paraenses está presente e as devoções, orações, são inevitáveis. São novenas que estão fazendo desde o final de setembro. Para os "romeiros", atrações especiais foram organizadas, principalmente no aeroporto, onde grupos de danças recepcionam os que chegam, assim como o coral, balões e distribuiçãos de abanos, fitas e outros produtos típicos do período nazareno. Shows em homenagem a mão de Jesus, são apresentados em vários lugares, o trâsito fica insuportável no centro da cidade, o comércio pinha do de gente, os bares lotados, o cheiro de maniçoba no ar e a expectativa de ver milhares de pessoas sendo conduzidas pela Fé em Nossa Senhora de Nazaré. Que ela abençoe todos os seus devotos e um bom círio a todos.

Feira

Um dos eventos que sempre levou um bom público em Óbidos, é a Feira Agropecuária. Desde a sua criação, em 1996, quando de um esforço em conjunto de vários associados do Sindicato Rural, construiram e realizaram a primeira Feira Agropecuária de Óbidos, que ela rece um bom público. Mas este ano, a coisa foi bem diferente. A feira recebeu um público pequeno, além de não ter atrativos interessantes e uma das atrações mais esperadas acabou não tendo, que foi o rodeio. Com isso, dizem alguns que foram até lá, era só barraca e festa. Ano que vem as coisas podem ser diferentes e a feira poderá reviver seus bons tempos.

UFOPA

Poderá entrar em pauta nesta quarta-feira, o projeto de lei de criação da Universidade Federal do Oeste, no Senado Federal. Segundo informações da assessoria do senador Flexa Ribeiro, que é o relator da matéria, o projeto será aprovado. É bom lembrar que, o futuro reitor dessa Universidade, Seixas Lourenço, deixou bem claro em Óbidos, no início de agosto, que ele assumindo a instituição, decretará a cidade de Óbidos como mais um "campus" da universidade. Para isso acontecer, terá que ter a parceria com a prefeitura que se responsabilizará pelo espaço de funcionamento da UFOPA. O prefeito Jaime Silva falou que poderá usar a estrutura de alguns colégios, visto que, o município não tem recursos para construir um prédio novo, específico para a universidade. O importante é que ela vá para Óbidos, para melhorar a qualidade de ensino no município. Na formação de novos professores e educadores regionais.

Porto

Muito se comenta entre os obidenses, sobre a possibilidade de o porto da cidade vir a ser utilizado pelo projeto da Rio Tinto, como escoamento do minério que vai ser explorado nos municípios de Alenquer, Monte Alegre e Curuá. A nível de informação, este blog participou de uma reunião entre diretores da empresa e deputados estaduais da comissão de mineração. Nessa reunião, foi explicado todo o processo de exploração que será feito e, em nenhum momento foi falado por onde será feito o escoamento, o que deixa em aberto, para quem tiver um bom lobby. Na reunião, onde se encontrava, além dos deputados, vários representantes da área mineral, inclusive o diretor do DNPM,Every Aquino, que é de Óbidos. Nesse sentido de porto para escoamento, somente o prefeito de Prainha, que se encontrava presente na reunião, ofereceu seu município para servir de porto do projeto. Nenhum outro prefeito se apresentou e nem parlamentar, levantou algum nome de município, para que seja feito o porto de escoamento...

Festa

Parece que vai sair mesmo uma festa entre os obidenses em Belém, só para não deixar de ter, aquela tradicional que existia há mais de trinta anos consecutivos. Os custos ficaram altos, segundo informações de pessoas próximas de quem organizava esse evento, e por isso impossibilitou a sua realização. Um dos motivos dos altos custos e a contratação da banda Sayonara, que realmente pede alto e o salão. Com relação a banda, acho desnecessária, pois, durante o ano, quanse ninguém de Óbidos, dança com a mesma, portanto, não sente falta e nem se faz necessário. Pode-se fazer uma festa hoje, de bom nível, com bandas bem mais baratas. Se o pensamento dos organizadores continuarem com coisas grandiosas e sem muito efeito, dificilmente vai se realizar essa festa novamente e, a colônia "Fivela" vai ter que dançar de improviso, como agora neste ano.

Solidariedade

Começou hoje uma campanha de solidariedade em prol do hospital de Óbidos, que todo mundo sabe, está funcionando precariamente. A campanha visa arrecadar lençóis para cobrir os leitos que praticamente estão sem nada. Essa campanha está sendo feita em Belém e Manaus e, quem sabe alguém de Óbidos não se sensibilize e entre também nessa corrente positiva? Esse tipo de atitude vale a pena apoiar, pois são os enfermos que precisam da solidariedade humana, são os irmãos obidenses, que, por falta de uma boa administração, acabam não tendo o tratamento e o coforto que merecem. Vamos todos entrar nessa campanha e ajudar o hospital. Vamos fazer a nossa parte.

Sairé

Está sendo divulgado o badalado Festival do Sairé, que acontece na paradisíaca Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará. O Festival que tem como atração os Botos Cor de Rosa e Tucuxi e que deveriam ser a maior atração - acabamdando espaço para atrações de fora, que acabam roubando a essência do festival. Esse ano está sendo divulgado Babadonovo e Tchakabum(acho que é assim a escrita). Isso quer dizer que, pelo menos da vez que eu tive lá foi assim. Na hora da apresentação dos Botos, a grande maioria não se interessa, mas quando chega a hora do show, é aquel tumulto pra entrar no local de apresentação. É uma coisa muito estranha e constrangedora, principalmente para uma cidade, como Santarém, que sempre brigou pelos valores da terra, deixar que atrações de fora,acabem roubando a cena do Festival.

Gripe suína

Apareceu a primeira suspeita de gripe suína na cidade de Óbidos. Em conversa com o responsável por esses problemas, ficou claro que a cidade não tem a mínima condição de atender qualquer que seja o paciente com o vírus H1N1. Sabe-se que a sáude no município encontra-se na UTI e qualque paciente que apresente algo mais complicado, se não tiver condições de procurar outro centro, mais desenvolvido, corre sérios riscos de morte. Pra completar, por negligência de funcionários, a secretaria ainda deixa estragar, mais de 10 mil doses de vacinas, causando um prejuízo de mais de 30 mil reais. É complicado.

Energia

É bom as autoridades de óbidos ficarem atentas para os constantes apagões que a cidade vem tendo. Não custa nada lembrar que, por causa de falta de manutenção em seus motores,que acabaram virtando sucata, a população de Óbidos ficou mais de dois anos sem energia de qualidade. Esses geradores que lá estão, são da época do governo Almir Gabriel, que já passou pelo governo há mais de oito anos. Só para reiterar, no mês de julho foram vários apagões na cidade, inclusive na hora da chegada da santa na praça, onde foi realizada a missa campal. Teve madrugadas de apagar mais de sete vezes. Outra foi no show do Arraial do Pavulagem. No melhor do show a energia foi embora, estragando com tudo. E o detalhe é que não se ouve e nem vê, nenhuma explicação por parte da Rede Celpa, para os seus usuários. Será que Óbidos vai voltar aos seus nefastos tempos de escuridão?

Catedral da Sé

Os romeiros que vierem para o círio de Nazaré esse ano, terão mais uma atração, além das várias que acontecimento oferece. É que o governo do Estado anunciou a abertura da Catedral Metropolitana de Belém(Igreja da Sé), para o início de setembro. A obra de restauração e reforma da igreja , está no seu final, com mais de 95% dos trabalhos concluídos. A igreja localizada no bairro da Cidade Velha, onde começa a romaria do círio de Nazaré, recebeu a visita ontem, da governadora Ana Júlia e do secretário de cultura Edilson Moura. Na visita a governadora confirmou para o início de setembro a inauguração, entretanto não não mencionou a data específica. As obras da igreja iniciaram em agosto de 2005, e ficaram paralisadas até abril de 2006, quando foram realizados serviços internos. Uma nova paralisação aconteceu por questões financeiras e orçamentárias, ameaçando a continuidade da obra. A retomada ocorreu em 2007 e os trabalhos continuam até os dias atuais.

Base Candiru

Sobre a possível saída da Base Candiru de Óbidos, temos que admitir que é uma perda muito grande não só para a cidade mas, principalmente para o combate ao tráfego. Pois todo mundo sabe que é nela que se fiscaliza o tráfego de entorpedentes e que, já confiscou inúmeros barcos que transportavam drogas. Por se tratar da parte mais estreita do Amazonas, onde as embarcações obrigatoriamente tem que passar, Óbidos é o local mais apropriado para essa fiscalização. Se a balsa onde está funcionando o projeto, está em péssimas condições. Cadê as autoridades para resolver o problema? Pois a função da Candiru não é importante para a sociedade? Não tenho dúvidas que sim. E se é imprtante, não é interesse das autoridades e políticos em mantê-la funcionando nas melhores condições? É hora da sociedade se movimentar, entidades, associações, a sociedade organizada em geral, devem fazer valer seus direitos e cobrar dos políticos que pedem votos nessa cidade, a permanência da Base Candiru.

Banheiro

Com relação a matéria publicada no site da Folha de Óbidos, onde aborda o banheiro construído ao lado do centenário prédio do Quartel, hoje Casa da Cultura. Também concordo que foi um equívoco a sua construção, pois ela só veio poluir a paisagem arquitetônica daquele lugar, onde está o Quartel a praça do Ó e a igreja do Bom Jesus, sem contar que lá de cima se avista a Serra da Escama e o Laguinho. Ao retornar sua visão para o Quartel, se depara com a quela construção sem pé nem cabeça. Acho que o Ministério Público deveria ser mais atuante e pedir a sua demolição, para o bem da preservação patrimonial de Óbidos e seu paisagismo.

Faculdade do Oeste

Esteve em Óbidos, no dia 02 de agosto, o futuro reitor da Universidade do Oeste do Pará, magnifico Seixas Lourenço, acompanhado do deputado federal Nilson Pinto, Aldo Queiroz, Edilson Moura e o prefeito Jaime Silva. Seixas veio participar de um debate e, ao mesmo tempo, assegurar para os interessados de que vai ser implantado em Óbidos, um Campus da nova universidade, uma grande conquista dos obidenses. No início de sua fala, o reitor fez questão de ler uma carta endereçada à ele, pelo renomado obidense Manoel Ayres, pedidno que Óbidos não ficasse de fora desse projeto, devido sua importância na área literária e cultural deste Estado. Acredito que foi daí que, foi repensada a possibilidade da implantação de um núcleo em Óbidos. Seixas Lourenço deixou claro o quanto essa carta foi importante. Os políticos que, vez por outra vem à Óbidos dizer que fazem isso e aquilo, não tiveram a sensibilidade e nem a coragem de colocar Óbidos nesse projeto, tendo sido necessário, um filho da terra, us...

Trânsito

Muita gente reclama do trânsito na cidade de Óbidos, principalmente na Picanço Diniz, onde o fluxo de veículos é grande e não existe uma sinalização, assim como a estrada que vai até o aeroporto e que está asfaltada, não existe nenhuma sinalização no asfalto. No início de julho aconteceu um acidente de moto com vítima fatal nessa estrada e acidentes envolvendo veículos e pedestres vez por outra acontecem nessa via. É preciso que o órgão responsável sinalize não só essa rua, mais outras que precisam também de sinalização ou guardas para orientarem o trânsito.

Balanço

Fazendo um balanço da festividade de Sant'Ana, eu diria que foi muito positivo. Quem pensava que, com a cheia as coisas fossem esmorecer, se enganou totalmente. Sempre falei que nas situações adversas é que agente acaba se superando e foi exatamente isso que aconteceu, a cidade estava precisando de um movimento como esse para renovar suas esperanças. O presidente da festa, vereador Chico Barbado, que muitos não acreditavam dar conta do recado, por ser a primeira vez que ele iria está a frente da festa, se enganaram, pois ele foi um guerreiro e levou no punho até o seu último minuto. Seus colaboradores também tem grande participação nessa realização vitoriosa e merecem os aplausos de todos. Esse ano voltou a ginkana, que mudou a rotina da cidade, como sempre acontece, os filhos que moram em outras cidades também vieram prestigiar, as pessoas do interior vieram em peso, numa demonstração de fé e esperança em sua padroeira, mais de cento e vinte vales foram leiloados e o cliper de San...

Apagão

Mais uma vez o apagão atrapalhou a programação da festividade. A primeira vez foi no círio, na chegada da santa na praça e agora, bem na hora do show do grupo Arraial do Pavulagem. Aliás, esses apagões estão sendo constantes na cidade. Durante o dia várias vezes a energia vai embora, com isso acaba prejudicando quem utiliza eletrodomésticos. A primeira coisa que vem logo a cabeça, é aquele período negro que a cidade viveu há alguns anos, onde não existia luz elétrica. É bom ficar atento e cobrar da Rede Celpa, esses sucessivos apagões.

Ginkana

Teve início ontem a ginkana estudantil de Óbidos, brincadeira tradicional e que já estava ha algum tempo esquecida, por falta de iniciativa ou interesse de participantes. A ginkana está na sua XXVIII edição e para não fugir a regra, começou com as discussões que sempre teve. Questionamento sobre regulamentos, comportamentos etc. Ontem, em sua ultima fala, uma das cordenadoras de uma das duas equipes que estão disputando, disse no microfone que iriam se reunir hoje pela manhã, para decidirem se continuam na brincadeira ou não, alegando ela a falta de transparência na condução das tarefas. Se a decisão prevalecer, acaba aginkana. Agente espera que prevaleça o bom senso e que a brincadeira continue, para o bem de ginkanas futuras.

´No topo

A festividade de Sant'Ana chegou ao seu ponto auto. justamente onde o clima está típico das grandes festividades de dantes. Muita gente nas ruas, pessoas de outras cidades vindo curtir as férias, shows empolgantes como o do Chico da Silva e o ressurgimento da ginkana que começará na segunda-feira(200),.Óbidos está fervendo e o mês de julho retoma seus velhos e bons tempos.

Fogos

Na maioria das vezes, quando se escuta barulho de fogos de artifício, é para comemorar algo. Hoje ouviu-se alguns fogos na cidade de Óbidos e a razão não era diferente da maioria, era para comemorar a vitória do prefeito Jaime Silva quando de seu julgamento no TRE. Segundo comenta-se o resultado foi uma goleada de 6x0. Agora, só resta a oposição recorrer para Brasília.

Agradecimentos

Quero agradecer o pessoal que tem acessado esse blog e participado de forma direta ou indireta, no sentido de melhorar cada vez mais, com informações e comentários sobre variados assuntos. A turma de Manaus, um grande abraço.

Tudo como antes

Pode parecer perseguição, mas não é. Passam-se os anos e o centro da cidade de Óbidos continua maltratado, com as ruas esburacadas, causando uma má impressão pra quem chega. A cidade, por sua natureza, é bonita, isso esconde um pouco esse lado abandonado, mas, basta pegar um carro e andar pela cidade pra perceber o quanto ela está precisando de cuidados. O trabalho de asfalto que foi feito nos bairros, estão todos precisando de reparos. É uma pena.

A coisa começa a se agitar

A cidade de Óbidos já começa a sentir o clima da festividade de Sant'Ana. Os filhos que moram longe começam a circular pelas ruas da cidade, que, infelizmente não estão em boas condições. A festividade começa no próximo dia 12 de julho, quando da realização do tradicional círio fluvial. Mas antes, tem a tradicional festa da véspera do círio,realizada na ARP que culmina com a também tradicional alvorada. O parque já está armado, algumas barracas já funcionam e o movimento a cada dia aumenta. Agora, é só esperar os que ainda vão chegar, participar da festividade e aproveitar essa cidade tão gostosa que é Óbidos.

Visitantes

A turma de Belém está organinzando a noite dos visitantes agora em julho, durante a festividade de Sant'Ana. Um dos cabeças, João Andrade(Bué), irá contactar com o presidente da festividade Chico Barbado, para que viabilize essa noite. A intenção é participar mais da programação da festa. Segundo João, os visitantes ficariam responsáveis pela procissão missa, bingo e programação de palco. Ele disse também que a noite não será só dos visitantes de Belém, mas também de Manaus, Santarém e de quem estiver interessado em colaborar com os organizadores.Essa noite promete!

A dúvida

A coordenação da festividade de Sant'Ana continua a esperar pela natureza, no sentido que ela ajude a realizar o círio fluvial. Até o momento, eles ainda não conseguiram um local ideal para que a balsa, que transporta a imagem da santa, aporte em lugar de fácil acesso, tanto para o desembarque quanto para a população que costuma recebê-la na sua chegada. A verdade é que, o rio em Manaus continua cheio e consequentemente em Óbidos também fica. Tem gente acreditando que só lá pra segunda quinzena de julho que as águas irão baixar. Vamos aguardar.

Perguntas

Por fazer esse trabalho informativo das coisas que acontecem em Óbidos, muita gente acaba confundindo, achando que eu tenho resposta pra tudo. Fico muito feliz com esse retorno, pois não deixa de ser um sinal de credibilidade junto aos nosso leitores, mas, infelizmente não tenho respostas pra tudo. A ultima que me fizeram, foi se vai ter ginkana no mês de julho em Óbidos. Essa resposta ainda não sei, mas não tenho visto nenhum movimento que leve a crer o reaparecimento da ginkana, o que eu acho que seria muito bom para as férias;

Expectativa

A expectativa é grande para as férias de julho em Óbidos, pelo menos pra turma de Belém que promete ir em peso pra lá. Mesmo com os problemas da cheia, acredito que não vá tirar o brilho dessa festa que sempre reuniu um grande número de obidenses, tanto da capital paraense como os irmãos de Manaus, que também comparecem em peso, para prestigiar a sua padroeira.

Arraial

Começa sexta-feira,26, o "Arraial Puxis" em Óbidos. Uma grande prgramação foi montada pela secretaria de cultura, que tem a frente o cantor Eduardo Dias. O restante da quadra junina em Óbidos promete. Vamos aguardar.

Cem mil mudas

Cerca de setenta organizações de produtores rurais, distribuídas em quarenta e cinco municípios em todo o Estado, começaram a receber na última semana uma doação de cem mil mudas de espécies florestais nativas. As mudas foram distribuídas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), através de parcerias com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Programa Campo Cidadão, da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri); e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Serão distribuídas mudas de dez espécies: açaí, andiroba, fava arara, freijó, jatobá, mogno, paricá, pau de balsa, sumaúma, tambori e tauari. Todas foram produzidas pela Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex) para a Sema. ?As mudas foram germinadas no campus da Ufra, sendo que algumas foram plantadas durante o Fórum Social Mundial. Agora elas serão direcionadas ao programa ?Um Bilhão de Árvores Para a Amazônia?, pra o reflorestamento do Estado?, afirma Raimun...

Biblioteca

Segundo assessoria da MRN, o município de Faro ganhou seu primeiro espaço comunitário dedicado à leitura – a Biblioteca Padre João Adolfo. Inaugurada no último domingo, dia 21, a construção do prédio foi uma iniciativa da Igreja Católica de Faro e teve a parceria da Mineração Rio do Norte (MRN) e da prefeitura da cidade. A MRN doou diversos livros para a biblioteca, entre eles duas coleções completas de enciclopédias. Antes tarde do que nunca, um município como Faro, já deveria ter sua biblioteca ha muito tempo. Essa questão na educação no país é coisa séria mesmo.

Apoio

Já não é mais novidade pra ninguém, que o secretário de cultura, Edilson Moura, virá canditado a deputado estadual e, segundo noticiário na imprensa, ele terá como um de seus redutos, o município de Óbidos. Ou seja, terá o apoio do atual prefeito, que também tem compromissos com o deputado Júnior Ferrari e Megale. Pelo visto, é mais um que vai tirar uma fatia do bolo eleitoreiro que é o município de Óbidos.

Aniversário

Hoje(18) o alcaíde obidense, festeja mais um ano de vida e, segundo informações ele irá comemorar junto dos eleitores do bairro onde foi mais votado, o de São Francisco. Os outros que ele não conseguiu a maioria dos votos, vão ficar vendo a banda passar!

A praça

Até então, a praça de alimentação Feri Rogério, mais conhecida como praça do Ó, depois de quase um ano de sua reforma, irá ganhar uma festa de inauguração. Não sou contra esse tipo de celebrações, mas, o momento que se ta vivendo a cidade, será que é o ideal para isso? Sem contar que, uma banda de renome nacional irá fazer a festa pra quem estiver lá. Pergunto: esse dinehiro destinado ao pagamento da banda, não ajudaria os desabrigados que ainda sofrem com a cheia? Sei não.

Sobra

Segundo se comenta, o Festival do Jaraqui não decepcionou, mas a venda do pescado com certeza. É que, como não conseguiram vender todo o estoque, os coordenadores tiveram que oferecer para terceiros e recorrer aos obidenses de que moram longe da cidade. Em Belém por exemplo, estavam oferecenndo jaraqui a 1 real, já pronto para ir ao fogo. Pergunta-se: ou tinha muito jaraqui que o povo não deu conta, ou não foi um número soficiente de gente para consumir o pescado.

A praça e o Renato

Corre pelas ruas da cidade de Óbidos que a praça do Ó, cujo nome verdadeiro é Praça Frei Rogério, será finalmente inaugurada no dia 04 de julho, depois de quase um ano do início de sua reforma. Para a festa de inauguração, irá a banda Renato e Seus Blue Caps, grande nome da música brasileira na década de 70. A pergunta que se faz nas ruas é: a banda estará indo por conta da prefeitura ou do irmão do prefeito? Façam suas apostas.

Estreito

Em matéria publicada na ultima edição da Folha de Óbidos, nº 142, existem alguns convênios firmados entre prefeitura e governo do Estado que tem vigência no final de julho e, curiosamente, um deles, que é a construção da praça do Estreito, ainda nem se quer começou. Outro fato interessante também, é que, se construirem essa praça, será no local onde funciona o arraial da festividade de Sant'Ana, ou seja, não existirá mais parque no arraial de Sant'Ana, pois o único local apropriado é esse que será construído a praça do Estreito. O valor da obra, segundo o convênio é de 135 mil reais e a vingência é de 31 de julho. Se as obras derem início ainda nesse mês, ou em julho mesmo, o parque ficará de fora e a melhor opção da criançada no mês de julho, vai para o "estreito".

Bilhões

Segundo anúncio do governo federal, na terça-feira(9), nova seleção do PAC(Plano de Aceleração do Crescimento), saneamento com previsão de 4,7 bilhões para obras de drenagem em cidades constatemente atingidas por enchentes e inundações. São 109 municípios beneficiados em 18 estados brasileiros. “As obras são escolhidas de acordo com a gravidade dos problemas que as cidades vivem e especialmente para a população de menor renda”, explicou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.Resta saber quanto vai sobrar desse valor pra cidade de óbidos, que também está sendo castigada pela enchente.

Festa pra Maria

Santarém esqueceu um pouco dos problemas que vem enfrentando com a cheia e preparou uma grande festa para receber Maria do Carmo. Uma carreata do aeroporto até a praça da Cohab, movimentou toda a cidade. Os simpatizantes da prefeita lotaram as ruas e fizeram suas manifestações de boas vindas. A governadro que foi no avião do governo, prestigiar a prefeita, levou também até vereador de Belém em sua companhia. Outros políticos também estam lá, entre eles, Paulo Rocha Zé Geraldo, Antonio Rocha entre outros. A turma do PSDB teve que retirar toda a estratégia que já estava montada para uma nova campanha eleitoral no município e se conformar com a decisão.

Imortais

Será no dia 25 de junho, em Belém, no auditório do TRT, a posse dos fundadores da Academia Artística e Literária Obidense e dia 23 de julho em Óbidos, dos membros que lá residem e não podem participar do ato cerimonial emBelém.O auditório foi cedido pela presidente do TRT, Francisca Formigosa, primeira juiza titular da Vara de Óbidos. Segundo o presidente da Academia, Dr. Célio Simões,as medalhas já estão prontas e os convites encontram-se a disposição dos acadêmicos em seu escritório, no sétimo andar do edificil Antonio Velho. Cada imortal terá direito a 10 convites. Após a solenidade, será oferecido um coquetel aos convidados.

Suspeita

Suspeita-se que alguns casos de diarréia que tem aparecido em Óbidos, seja da água, devido a cheia, pois aumentaram a dosagem de hipoclorito e talvez essa seja uma reação.

Jaraqui

Encerrou ontem o XXII Festival do Jaraqui em Óbidos, realizado pela Acob, Associação Cultural Obidense. O festival que teve momentos de tensão com a negação do lugar, por parte da prefeitura - acabou sendo realizado onde queriam, depois de conversarem e se entenderem. No primeiro dia a chuva atrapalhou um pouco o evento, mas no segundo, o povo obidense foi prestigiar o tradicional festival e compareceu em bom número. Várias atrações foram apresentadas e o público, na sua maioria, gostou do evento.

Jaraqui na praça

Depois de muito barulho, finalmente o Festival do Jaraqui será realizado, digamos, na praça de Sant'Ana. Talvez esse nome tenha sido o causador de tanta confusão. Na verdade, ele não será realizado na praça de Sant'Ana e sim em seu entorno, mais precisamente na área do cliper de Sant'Ana. Segundo enquete realizada pelo site da Folha de Óbidos, onde seria o melhor lugar para se realizar o festival, ganhou a praça Sesquicentenário com 46,2%, em segundo o Porto Cantão com 30,8% e em ultimo a praça de Sant'Ana com 23,1%.

maria volta

Foi julgada ainda pouco no STF o caso da prefeita de Santarém, Maria do Carmo. Segundo a votação ela voltará ao cargo, pois foram seis votos a favor e quatro contras, o ministro paraense Menezes Direito, não compareceu a sessão. Confira os votos: Marco Aurélio = a favor Eros Grau = a favor Carmem Lúcia = a favor Ricadro Wandowski= a favor Ayres Brito = a favor Gilmar Mendes = a favor Ellen Gracie = Contra Joaquin Barbosa = contra Cesar Peluzo = contra Celso de Melo = contra O ministro Menezes Direito não esteve presente na sessão

10 milhões

80 milhões é o que o governo vai liberar para a recuperação das estradas do Pará, segundo o ministro da Integração Nacional, Geddel Lima. De toda essa grana, 10 milhões vão ser empregados na PA-254 e outras rodovias próximas as estaduais 441,439,255,423 e 437. As estradas passam pelos municípios de Faro, Terra Santa, Óbidos, Oriximiná, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Almerim e Santarém.

Leptospirose

Apareceu o primeiro caso de leptospirose em Óbidos, segundo noticiários da imprensa.A preocupação é com a sáude no município, sabe-se que essa área é deficitária. Não existe hospital preparado para uma demanda um pouco maior desse tipo de endemias. lembra daquele caso da menina de Juruti que foi mordida de cobra em Óbidos e não tinha um soro antiofídico na cidade, ela acabou morrendo. Já imaginou um número maior dessa doença? Os hospitais de Santarém talvez não deem conta, pois são 18 municípios atingidos e o centro maior é Santarém. Tomara que não aconteça.

Maria

Será amanhã o julgamento que irá decidir a permanência ou não da prefeita Maria do Carmo, na prefeitura de Santarém. Esse embróglio que vem se arrastando desde a sua reeleição, deverá ter seu final. Para se manter no cargo, a prefeita terá que ter 6 votos dos 11, caso contrário Santarém terá que ter uma nova eleição.

Música de luto

Morreu ontem em Belém, o cantor Walter Bandeira. Walter tinha 67 anos e sofria de câncer no pulmão. Um dos artistas mais adorados em Belém, pelo seu talento e irreverência, deixa a arte de luto. Walter Bandeira tinha atuação em rádio, cinema, teatro e música, além de professor de dicção. Seu corpo foi velado no teatro Waldemar Henrique e sepultado no cemitério de Santa Izabel, no Guamá. Durante o velório Walter recebeu homenagens da orquestra de música da UFPA e de amigos cantores. Sua voz continuará ecoando entre nós.

Mais um

É com muita tristeza que vemos esses noticiários de acidente aéreo.O mais recente foi com o airbus da empresa francesa Air France, que saiu do Rio de Janeiro e não chegou ao seu local de destino. No vôo estavam 58 brasileiros, as famílias desses passageiros estão aflitas e sedentas de mais informações sobre o acidente. Dizem os noticiários que a aeronave pode ter sido atingida por um raio e consequentemente ter dado problemas elétricos e caído no oceano. Fica aqui nosso pesar as famílias das vítimas.

Festa antecipada

Foi ontem a celebração da missa de encerramento da peregrinação da imagem de Sant'Ana entre os obidense em Belém. Esse acontecimento existe há quatro anos e uma boa parte dos obidenses que residem na capital, participam dessa celebração, seguida de bingo, num clima bem de julho mesmo. Acho que ainda falta mais particpação, mas como o dia foi chuvoso ontem, pode ser que tenha provocado a desistência de algumas pessoas. Vamos ver se em julho o clima mude, que a alegria volte a aparecer no rosto dos "Pauxis" e que novos e bons dias virão.

Primeira rodada

Aconteceu nesse final de semana a primeira rodada do campeonato obidense de futebol. No sábado o Vila Nova venceu por 4 X 1 o São Francisco e Campinense e Mirin empataram em 1 X 1. No domingo, o jogo entre JAC e Tiradentes terminou em 1 X 1. Como se vê, o Vila saiu na frente e já é o lider da competição.

Belém dançou

Finalmente foi anunciada as 12 cidades que irão sediar a copa do mundo no Brasil. Belém ficou de fora, o que já era mais ou menos esperado. O governo e os políticos paraenses não monstraram competência para conseguir trazer pra cá a copa do mundo. Se bem, que o que teria de melhor nesse processo, seriam os investimentos que iriam ser feitos. Mas que fique a lição para os nosso plíticos e para os eleitores que acabam elegento as pessoas erradas.

Que festa

Imagem
Gostaria de parabenizar todas as pessoas que compareceram no baile da Folha de Óbidos. Realmente é uma demonstração de credibilidade do veículo de comunicação, quando consegue reunir um grande número de obidenses em torno de seu nome. Estão todos de parabéns por terem feito uma brilhante festa. Aos homenageados também meus parabéns e, as duas belas jovens que representaram a fina-flor da beleza obidense.Na oportunidade o presidente da Academia Artística e Literária Obidense9AALO)Dr. Célio Simões, convidou todos os presentes a se fazerem presente na solenidade de criação do silogeu, que será no dia 25 de junho. Também aproveitei a presença do presidente da festividade de Sant'Ana desse ano, o vereador Chico Aquino, para fazer o convite a todos os presentes que puderem visitar Óbidos no mês de julho, que visitem, pois a festa promete ser muito boa. A banda Cannon deu seu recado e levou a festa até quatro horas da manhã. Valeu mais uma vez.

Bom Senso

Prevaleceu o bom senso entre prefeitura e Acob, onde uma não queria a realização do Festival na praça, por causa da preservação da mesma e outra queria realizá-la, acreditando que não existiria esse tipo de problema. Para que chegassem no acordo, a Acob se comprometeu em preservar a integridade da praça. Bom senso prevalecendo, Festival se realizando. Melhor para a Acob, melhor para o povo, que poderá participar mais uma vez do seu mais tradicional Festival. Quanto a prefeitura, acho que ela ganha também, por demonstrar flexibilidade em suas decisões equivocadas.

Mais um round

A briga está esquentando cada vez mais entre o prefeito Jaime Silva e seu opositor Mário Henrique. Dessa vez foi quem se manisfestou foi o Ministério Público Eleitoral, que deu parecer favorável a cassação do mandato do gestor municipal. Os simpatizantes de Mário Henrique, comemoraram, mas ainda falta a decisão final que vem do TRE. Se for a favor de que o prefeito perca o mandato, ele terá que deixar o cargo para o segundo colocado assumir e recorrer para o TSE, podendo ainda ser reconduzido ao cargo, caso o TSE entenda que ele deva continuar prefeito do município. Enquanto isso, fica a expectativa se pela primeira vez na história de Óbidos, terá um prefeito cassado.

Só hoje

Ficou para hoje a decisão sobre o mandato da prefeita de Santarém, Maria do Carmo, do PT. O TSE não decidiu tudo ontem, ficando outra parte para a sessão de hoje a partir das 14h. Espera-se que se dê um ponto final nessa história, pois quem perde é o povo santareno que fica sem prefeito e sem poder fazer nada para que a cidade volte a sua normalidade política.

Clima quente

O clima esquentou ontem entre o presidente da Acob,Jorge Ary, e o prefeito Jaime Silva. O motivo do embróglio foi o indeferimento do ofício formalizado pela Acob, de utilizar a praça de Sant'Ana para a realização do Festival do Jaraqui. No entendimento do alcaíde o festival não poderá ser realizado naquele logradouro público. O presidente da Acob, em conversas informais, alega que, a praça seria mais viável por causa da estrutura do clíper, que seria usada para o preparo do pescado e da venda de bebidas, sem contar com a sombra. Outra opção é a praça Sesquicentenário, que não possui uma estrutura de cozinha e nem sombra para quem for participar do evento, já que, ele é realizado durante todo o dia. Na enquete feita pelo site da Folha, os internautas estão elegendo o Sesquicentenário como o espaço ideal para a realização do evento. Vamos ver como terminará esse episódio.

Campanha

Ontem(24)foi o grande dia de arrecadação de alimentos e donativos para os atingidos pela cheia na região oeste paraense. A campanha denominada "O Pará precisa de você, pelas vítimas das enchentes", teve Três trios elétricos que passaram por vários bairros da cidade arrecadando doações, além do ponto de arecadação no Hangar. Segundo a Defesa Civil, são 33 municípios atingidos pela enchente no Pará, com 38 mil famílias, perfazendo 178 mil pessoas. Segundo a coordenadora da campanha, Alice Silva, divulgada nos jornais, foram arrecadados nesse final de semana, aproximadamente 7 toneladas de produtos e a expectativa da direção do Hangar é atingir 50 toneladas. O resultado foi positivo, como era esperado, afinal, o povo paraense sempre foi solidário e não podia-se esperar outra coisa a não ser a grande participação dessa gente.

Muita chuva

A chuva que caiu no sábado em óbidos, tirou um pouco do brilho da festa que prepararam para o novo Bispo Dom Bernardo - mas, mesmo assimn, o povo participou efetivamente das comemorações. No domingo o religioso celebrou sua primeira missa como Bispo em Óbidos. a expectativa de mudanças existem, é só aguardar para ver se elas virão.

Limitação

Assistindo a um vídeo onde mostrava a situação precária de alguns ribeirinhos do município de Óbidos, observei que a maior necessidade deles é a falta de madeira, para a construção de marombas. toda vez que o entrevistador perguntava qual a maior necessidade deles, a resposta era logo a madeira - e quando perguntava se já tinham sido assistidos por algum órgão governamental, seja na esfera federal, estadual ou municipal, a resposta era a mesma, não! A prefeitura, com menos recursos, é quase impossível ajudá-los, resta a esperança de alguma ajuda a nível estadual ou federal, que também acho muito complicado. Nessas horas que sente-se a falta de um representante autêntico na Assembléia Legislativa,que pudesse gritar por essas pessoas, os que se comprometeram com os eleitores de Óbidos, estão mais comprometidos com os eleitores de suas cidades e acabam esquecendo essa gente. Mas é bom refletir, a eleição ta vindo aí, pense nisso antes de aceitar qualquer proposta de candidatos que não sej...

Doação

Tenho acompanhado, a doação dessas pessoas que acompanham a imagem de Sant'Ana e me comovo com tanta dedicação e entusiasmo em querer colaborar com a festividade de Sant'Ana. Elas não medem esforços para levar a mensagem de Deus e o apelo de sua avó, para bençãos sejam derramadas nos lares por onde passam. Se força de vontade valer. A festividade de julho já está com sucesso garantido.

Chegou Dom Bernardo

Imagem
Dom Bernardo chegou em Óbidos e encontrou um povo hospitaleiro. Nem a tragédia da cheia que assola a cidade e toda a região, tirou o brilho dos olhos do obidense, que tem fé e acredita que dias melhores virão. A chegada do bispo, pode ser o primeiro sinal de que o povo "Puxis" poderá viver uma nova era. Isso comprova o que diz o poeta Saladino de Brito no hino da cidade: "Os teu filhos são bem brasileiros, são valentes e sabem lutar". Esse espírito que os "Fivelas " tem, é que faz ele nunca desistir de seus sonhos. Seja bem vindo Dom Bernardo e traga novas esperanças a esse povo que tanto merece.

Novas atençoes

Por enquanto, a população obidense vai esquecer um pouco da cheia e vai voltar suas atenções para a chegada do novo Bispo da cidade, o Dom Bernardo. Uma grande festa está sendo preparada, inclusive com a presença do ex Bispo do Pará, Dom Orani Tempesta, que é amigo do cardeal. Tomara que os novos ventos que estão soprando tragam muitas alegrias para a gente obidense que ultimamente vem só pegando cacetada.

Falta força

O show em prol dos desabrigados de cheia no baixo-amazonas, realizado ontem no Centur, não reuniu o esperado, mas serviu para dar o ponta-pé inicial para que a campanha tome corpo e consiga seus objetivos. torço para que se conseiga bastante mantimentos e alimentos para nosso irmãos, que realmente estão precisando. A boa notícia é que o rio já dá sinais de que já vai embora de onde está, deixando todo mundo feliz e com nenhum pouco de saudade. várias ações ainda serão feitas em Belém, pela coordenação da campanha, para arrecadr donativos para as vítimas, inclusive domingo no Mangueirão, no Grande Prêmio Brasil de Atletismo.

Ainda bem

Acontecerá hoje, no Centur, um show em prol dos desabrigados da cheia. O evento reunirá vários artistas local, entre eles: Eduardo Dias, Pedro Calado, Boi Pavulagem, entre outros. O objetivo do espetáculo e arrecadar alimentos para as vítimas da enchente no Pará, por isso o ingresso do show é 1kg de alimentos não perecíveis. Inicialmente a ideía do projeto, que é liderado pela Amucan e Secult, através do Governo do Estado, era beneficiar somente as cidades filiadas a Amucan, numa visão "micro", mas, felizmente, a coordenação mudou de idéia e resolveu extender para todas as cidades atingidas pela cheia, o que é mais justo, visto que, é o governo quem está fazendo a lojística da campanha, portanto, é dinheiro público que não pode favorecer somente uma meia dúzia.

Pitada de alegria

Assim pode-se dizer do dia de ontem em Óbidos. O comentário que se ouvia na cidade era um só. O nível da água tinha baixado um pouco, o que é motivo suficiente para expressar uma pitada de alegria, pois os prejuízos são muitos e essa gente precisa se recuperar deles. Se continuar assim, em breve tudo voltará ao normal e o povo obidense estampará o sorriso no rosto outra vez.

Análise da cheia

Imagem
Chegou em Óbidos um helicóptero dos Bombeiros de Santarém, com uma equipe da Defesa Civil, para avaliar os estragos causados pela enchente até agora, assim como também esperar a chegada do navio que vem trazendo mantimentos para os desabrigados da cheia. Se lê nos noticiários que existem desabrigados, mas não existe uma tragédia. Parece que quem está sendo mais atingido com essa cheia é o município de Santarém, pelo menos é o que está recebendo mais recursos.

Cheia

Imagem
É com olhar de tristeza que se vê a realidade da gente amazônida depois desse fenômeno da cheia. Ruas foram substituídas por passarelas, mas não de desfile de moda e sim, passarela da tristeza, mais conhecida como maromba. Que Deus olhe por essa gente e reserve dias melhores.

Vai começar a peregrinação

Já está em Belém a imagem de Sant'Ana peregrina, padroeira dos obidenses, que irá começar uma peregrinação, visitando várias residências de seu devotos pauxinaras. A visita já começa nesta segunda-feira e quem está a frente além da senhora Edilza Savino, são as senhoras, Alda Simões, Mary Coelho,Lucilene Barros e equipe. O objetivo é, além de convidar seus fiéis à participarem da festividade do mês de julho, é arrecadar fundos para a mesma, visto que, as necessidades são muitas, para realizar essa tradicional festa católica do povo obidense.

Solidariedade

A situação em que se encontra os moradores do baixo-amazonas, está sensibilizando todo mundo. a Associação dos artezãos de Belém, comandada pelo ricardo, fez um movimento no domingo, na praça da República, de arrecadação de donativos para os desabrigados da enchente. Segundo Ricardo a adesão das pessoas foi surpreedente. Foram mais de sete horas um grupo de pessoas se revezendo no recebimento do material que será entregue na sede da Defesa Civil.

Não vem tudo

Quem estava crente que os problemas dos desabrigados da cheia iriam se acabar ou pelo menos reduzir bastante com a ajuda do governo federal, perdeu a esperança depois das palavras do ministro Geddel, que disse que não quer dizer que o pedido da governadora de 150 milhões seja atendido na íntegra. Isso deixa claro que não vai liberar o total do pedido, mas afirmou que vai haver parceria com o Estado, na ajuda da reconstrução das áreas afetadas pela enchente.

Jaraqui

Até o momento ainda não foi definido quem serão as atrações, ou qual será a atração principal do tradicional Festival do Jaraqui, que será realizado nos dias 06 e 07 de junho. Tudo indica que esse ano ele não será realizado na frente da cidade, onde sempre foi, por causa da cheia e o mais provável é que se realize na praça de Sant'Ana. O saboroso pescado já começou a dar sua cara por lá e tem gente dizendo que está 8 por um real. Já teve ano de chegar 30 por um real, tal a fartura do peixe símbolo dos Fivelas. Quanto ao resto, segue como de praxe, as competições esportivas, as apresentações de danças folclóricas, além do baile popular e a apresentação da Garota Jaraqui.

Futebol

Acontecerá no próximo dia 23 a realização do torneio início do campeonato de futebol de Óbidos. A grande ausência do campeonato desse ano é a presença do Paraense Esporte Clube, um dos maiores clubes da cidade, que, segundo informações, por falta de grana, não irá participar. O atual campeão, Juventus, vai em busca do bi-campeonato, enquanto o Mariano, tradiconal time obidense, corre atrás do tão sonhado título que deixou escapar no ano passado. Para isso, a diretoria está cadastrando sócios colaboradores, que queiram ajudar o time nas despesas de rotina. Cada sócio pagará a quantia de 10 reais mensais. O Vila NOva, do bairro da Cidade Nova, um dos times mais organizados da cidade, é sempre um sério canditato ao título também.

Reação

A reação da população obidense com relação a visita da governadora, não pode ser considerada positiva, pois a mesma coisa que ela falou em uma TV santarena, ela falou em Óbidos, ou seja, nada de dinehiro fácil pra ninguém. A sua passagem pela cidade pode ser considerada relâmpago, pois não demorou mais de uma hora e nem chegou a visitar todos os pontos críticos da cidade. quem se deu bem foi os moradores próximo ao buraco que tem na saída da cidade. Que fizeram o carro de Ana Júlia parar e mostrar que a ponte estava toda quebrada, precisando ser reformada.

Prefeito habilidoso

Quando da visita da governadora Ana Júlia em Óbidos, o prefeito Jaime Silva mostrou que é habilidoso no quesito "desvio de atenção". É que, professores da rede municipal prapararam uma manifestação para a governadora, mas nem chegaram perto. Os "GPS" do prefeito, informavam a ele onde estavam os manifestantes, e ele prontamente desviava o caminho com a governadora. No final, os manifestantes ficaram chupando dedo e o prefeito pode não ter saído assim, mas se não preparar um projeto de reestruturação do município, não levará grana nenhuma para concertar o estrago do Amazônas. Pelo menos foi o que ela falou para todos. Se não tiver projeto, não libera grana.

O Ana Júliaaa

A governadora visitou alguns municípos da região Oeste do Pará atingidos pela cheia, ontem. Na sua passagem por Óbidos, ela pôde ver a situação caótica em que se encontra o município, coisa que não deve ser diferente em outros da região. A quantidade de gente que o acompanhava não deixou que a coletiva com a imprensa local e que o acompanhava, fosse realizada na Casa da Cultua, tendo que ser feita no aeroporto da cidade. Espera-se que essa não seja só uma visita de cortesia e sim uma visita de soluções, pois o que o povo dessa região está querendo, não é bem a presença da governadora e sim verbas que ela pode liberar, para amenizar seus sofrimentos.

Odair em Brasília

Segundo a assessoria do vice-governador Odair Corrêa, ele esteve em Brasília na ultima terça-feira tratando de assuntos de interesse da região Oeste do Pará, onde conversou com o deputado federal Jaime Martins, presidente da Comissão e Viação e Transporte da Câmara Federal. Na conversa foi tratado a construção de mais de 20 portos no Pará, que irão beneficiar a região Oeste do Pará, através do Programa do Sistema Nacional Viário, além da federalização da PA 254 que já está tramitando nas comissões e da PA 473 que liga as BR 156 e 163.

Amucan entra na campanha

A Associação dos Municípios da Calha Norte, também vai entrar na campanha de ajuda aos desabrigados da enchente. Só que a campanha feita pela entidade vai ser para ajudar só os municípios associados a ela. Teve gente que achou uma atitude meio egoísta, mas, os atingidos agradecem qualquer ajuda. Doomingo no Hangar haverá um evento promovido pela campanha onde arrecadará alimentos para os desabrigados da Amucan. a campanha irá arrecadar somente alimentos não perecíveis.

MRN doa cesta básica

A Mineração Rio do Norte (MRN) entrega, entre os dias 18 e 22 de maio, 1.400 cestas básicas às famílias da área de influência da empresa que foram atingidas pela cheia dos rios. Serão 500 cestas para Oriximiná e 300 para Óbidos, Terra Santa e Faro. As doações serão entregues às prefeituras dos municípios e à Defesa Civil, que se encarregarão de distribuir as cestas. “Essa é uma ação emergencial para minimizar o sofrimento das vítimas da cheia desse ano”, avalia o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo Paula.

Encontro de negócios

Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej) com a Alcoa, a Mineração Rio do Norte (MRN) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), através do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), acontece no próximo dia 20 de maio em Juruti o encontro de negócios. O evento tem como objetivo apresentar as oportunidades de negócios aos fornecedores paraenses. Dessa forma, será possível possibilitar uma aproximação entre os fornecedores e compradores, integrando a cadeia de fornecimento para as demandas da fase de operação do projeto Mina de Juruti. O encontro terá como local o espaço Água na Bica, localizado no centro da cidade.

Manifestantes fecham ruas em Abaetetuba

Segundo informações do jornal O Cabano,Manifestantes do município de Abaetetuba fecharam, nesta manhã, as principais vias que dão acesso ao município. Até o momento nenhum contato foi feito com a Secretaria de Transporte do Estado. O motivo da manifestação é cobrar do governo estadual a recuperação e manutenção das estradas de Abaetetuba.

Novo Bispo pra Óbidos

Imagem
a partir do dia 23 de maio, a paróqui de Óbidos, uma das maiores do mundo, terá um novo bispo. O atual Dom Martinho, estará se aposentando e quem estará assumindo seu lugar é o Dom Bernardo, que foi nomeado no sábado,9, na Alemanha, o novo Bispo do município. Bernardes irá assumir próximo as festividades da padroeira dos Pauxis, um bom teste para que ele observe o que deve ser melhorado nessa festa centenária e que não muda sua fórmula há muito tempo. Já teve anos de a procissão seguir com menos de dez pessoas, tal o desinteresse dos católicos para com a festa. De alguns anos pra cá a coisa vem mudando e já percebe-se uma maior participação da população na programação, mas, ainda é visível que coisas ainda precisam ser melhoradas no sentido de atrair mais público para o arraial. Não seria o caso de os representantes da igreja perguntarem aos seus fiéis o que está faltando, fazer uma campanha junto aos meios de comunicação da cidade e até de cidades vizinhas? O marketing hoje é inpresci...

Cheia que assusta!

Imagem
A cheia que atinge a região Oeste do Pará, é a maior da história, superando até a de 1953, até então considerada a maior. O número de desabrigados aumenta cada vez mais e as águas avançam ruas e casas, deixando milhares de pessoas sem ter para onde ir. O preocupante também, é o período da seca, onde as águas normalmente não baixam com uma boa velocidade, provocando várias endemias e forçando o governo a investir pesado no combate a elas. Em Óbidos, o rio Amazonas já atingiu 8,48 metros, o nível mais alto desde 1927. Segundo a defesa civil, mais de 179 mil pessoas foram afetadas e pelo menos 23 mil desalojadas e mil desabrigadas. A cidade de Santarém também vive dias dramáticos, seu comércio está todo no fundo e o número de dasabrigados é o mairo da região. Até o dia 12 de maio, o rio Tapajós estava com 9,6 metros acima do nível normal, além dos 8,89 metros registrados dia 1º deste mês. A Defesa Civil entregou mais de 5,5 mil cestas básicas e a previsão é que até sábado,16, 10 mil cesta...

De volta

Depois de um longo tempo ausente, estou voltando a utilizar este interessante instrumento de comunicação, para poder-me comunicar, comentar assuntos pertinentes a nossa realidade. Os assuntos abordados anteriormente não tem nenhumvalor jornalístico, pois foram feitos quando ainda estava na faculdade, aprendendo a utilizar essa ferramenta.