Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2009

Feira

Um dos eventos que sempre levou um bom público em Óbidos, é a Feira Agropecuária. Desde a sua criação, em 1996, quando de um esforço em conjunto de vários associados do Sindicato Rural, construiram e realizaram a primeira Feira Agropecuária de Óbidos, que ela rece um bom público. Mas este ano, a coisa foi bem diferente. A feira recebeu um público pequeno, além de não ter atrativos interessantes e uma das atrações mais esperadas acabou não tendo, que foi o rodeio. Com isso, dizem alguns que foram até lá, era só barraca e festa. Ano que vem as coisas podem ser diferentes e a feira poderá reviver seus bons tempos.

UFOPA

Poderá entrar em pauta nesta quarta-feira, o projeto de lei de criação da Universidade Federal do Oeste, no Senado Federal. Segundo informações da assessoria do senador Flexa Ribeiro, que é o relator da matéria, o projeto será aprovado. É bom lembrar que, o futuro reitor dessa Universidade, Seixas Lourenço, deixou bem claro em Óbidos, no início de agosto, que ele assumindo a instituição, decretará a cidade de Óbidos como mais um "campus" da universidade. Para isso acontecer, terá que ter a parceria com a prefeitura que se responsabilizará pelo espaço de funcionamento da UFOPA. O prefeito Jaime Silva falou que poderá usar a estrutura de alguns colégios, visto que, o município não tem recursos para construir um prédio novo, específico para a universidade. O importante é que ela vá para Óbidos, para melhorar a qualidade de ensino no município. Na formação de novos professores e educadores regionais.

Porto

Muito se comenta entre os obidenses, sobre a possibilidade de o porto da cidade vir a ser utilizado pelo projeto da Rio Tinto, como escoamento do minério que vai ser explorado nos municípios de Alenquer, Monte Alegre e Curuá. A nível de informação, este blog participou de uma reunião entre diretores da empresa e deputados estaduais da comissão de mineração. Nessa reunião, foi explicado todo o processo de exploração que será feito e, em nenhum momento foi falado por onde será feito o escoamento, o que deixa em aberto, para quem tiver um bom lobby. Na reunião, onde se encontrava, além dos deputados, vários representantes da área mineral, inclusive o diretor do DNPM,Every Aquino, que é de Óbidos. Nesse sentido de porto para escoamento, somente o prefeito de Prainha, que se encontrava presente na reunião, ofereceu seu município para servir de porto do projeto. Nenhum outro prefeito se apresentou e nem parlamentar, levantou algum nome de município, para que seja feito o porto de escoamento...

Festa

Parece que vai sair mesmo uma festa entre os obidenses em Belém, só para não deixar de ter, aquela tradicional que existia há mais de trinta anos consecutivos. Os custos ficaram altos, segundo informações de pessoas próximas de quem organizava esse evento, e por isso impossibilitou a sua realização. Um dos motivos dos altos custos e a contratação da banda Sayonara, que realmente pede alto e o salão. Com relação a banda, acho desnecessária, pois, durante o ano, quanse ninguém de Óbidos, dança com a mesma, portanto, não sente falta e nem se faz necessário. Pode-se fazer uma festa hoje, de bom nível, com bandas bem mais baratas. Se o pensamento dos organizadores continuarem com coisas grandiosas e sem muito efeito, dificilmente vai se realizar essa festa novamente e, a colônia "Fivela" vai ter que dançar de improviso, como agora neste ano.

Solidariedade

Começou hoje uma campanha de solidariedade em prol do hospital de Óbidos, que todo mundo sabe, está funcionando precariamente. A campanha visa arrecadar lençóis para cobrir os leitos que praticamente estão sem nada. Essa campanha está sendo feita em Belém e Manaus e, quem sabe alguém de Óbidos não se sensibilize e entre também nessa corrente positiva? Esse tipo de atitude vale a pena apoiar, pois são os enfermos que precisam da solidariedade humana, são os irmãos obidenses, que, por falta de uma boa administração, acabam não tendo o tratamento e o coforto que merecem. Vamos todos entrar nessa campanha e ajudar o hospital. Vamos fazer a nossa parte.