Postagens

Mostrando postagens de 2010

2011

Que o ano de 2011 seja de mais serenidade e acertos. Que os novos governantes olhem mais para os menos favorecidos, lhes dando mais condições dignas de vida. Que a Paz e a justiça reine nos corações das pessoas. Saúde e Paz é o que desejo a todos em 2011.

Poderes, poderes e poderes

Quem discursava que o gobernador eleito Simão Jatene não iria precisar do PMDB pra nada em seu governo, deu com os burros n'agua. O discurso de que ele não precisou do partido para se eleger, não parece com a realidade, pois o partido com mais secretarias é o PMDB. Coisas da política. Isso só freud explica.

Costura

Do jeito que o quadro está sendo pintado, o governador terá o presidente da AL sem problema nenhum. As secretarias ofertadas aos ávidos de poder, como moeda de troca, garantem as pretensões do governador eleito e, pelo visto, o PT vai ficar sozinho na oposoição, fora, claro o PSOL e o PV, que, em breve estará embarcando na revoada tucana.

Dúvidas

Um deputado federal ganha menos que um secretário de Estado?

Saúde com mais recursos em 2011

O Orçamento da União, aprovado pelo Congresso Nacional na noite desta quarta-feira (22), reserva R$ 74,25 bilhões para o Ministério da Saúde em 2011. Desse total, cerca de R$ 68,56 bilhões destinam-se a financiar ações e serviços públicos no setor. Também são previstas transferências de recursos pela União aos estados, municípios e Distrito Federal, para o custeio de ações de assistência médico-hospitalar e de atenção básica da saúde, entre outras. A aprovação foi comemorada pelo Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que foi o relator setorial da saúde e teve seu texto acatado pela relatora-geral, Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Em seu Twitter, Flexa Ribeiro destacou que o Pará foi beneficiado com o orçamento em relação à saúde. O acréscimo para 2011 apenas em relação às emendas de bancada do Pará na área da saúde foi de 385% em relação ao Orçamento de 2010. "Fico feliz por ter tido essa oportunidade de deixar uma contribuição para tentar reduzir a distorção no repasse de verbas p...

Trânsito

Incrível como a Ctbel faz vista grossa na Doca de Sousa Franco, no perímetro do shopping até o final. Pois foi colocada placas de proibido estacionar próximo ao canteiro central e mesmo que nada. A quantidade de carros que lá estacionam é o mesmo de antigamente. Até os flanelinhas continuam. Já foi visto guardas por lá que não pertubaram em nenhum momento os veículos lá estacionados, como se tivessem tudo em perfeita ordem. Enquanto isso, o trânsito continua caótico no local.

Secretaria

O jornalista Paulo Bemerguy em seu blog, afirma que várias pessoas viram e ouviram o governador eleito, Simão Jatene, no dia da diplomação(sexta-feira), no Hangar. ter cumprimentado o jornalista Ronaldo Brasiliense , chamando-o de meu secretário. Se confirmar, ele assumirá a secretaria de comunicação. Aguarde.

Transcrevo

EU AJUDEI A DESTRUIR O RIO! Fonte: Jornal de Brasília Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília, critica o "cinismo" ...dos jornalistas, artistas e intelectuais ao defenderem o fim do poder paralelo dos chefes do tráfico de drogas. Guedes desafia a todos que "tanto se drogaram nas últimas décadas que venham a público assumir: eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro". Leia o artigo na íntegra: É irônico que a classe artística e a categoria dos jornalistas estejam agora na, por assim dizer, vanguarda da atual campanha contra a violência enfrentada pelo Rio de Janeiro. Essa postura é produto do absoluto cinismo de muitas das pessoas e instituições que vemos participando de atos, fazendo declarações e defendendo o fim do poder paralelo dos chefões do tráfico de drogas. Quando a cocaína começou a se infiltrar de fato no Rio de Janeiro, lá pelo fim da década de 70, entrou pela porta da frente. Pela classe média, pelas festinhas de embalo da Zona Sul, pelas danceteri...

Senado

Embora muitos ainda discordem da decisão do TRE e TSE de barrarem os fichas sujas. a coerência falou mais alto. É para moralizar ou não pe a política brasileira? Então que se extirpe os que comprovadamente são "fichas sujas". Vamos esperar para ver a atuação da Marinor Brito(PSOL). Sabemos que já foi vereadora e que é batalhadora. Lembramos também que seu colega que estava no senado, passou em branco.

Câmara

José Barbosa(PP) foi eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de Óbidos. Ele´era o candidato do prefeito e, claro com o poder de barganha do alcaíde, venceu o pleito. Mas, pode-se perceber que, pelo menos nessa eleição, já existe um divisor na casa, pois foram 6 votos a favor e 4 contra.

Requerimento

O vereador Raimundo Nelson, o Preto do Nelson, entrou com requerimento na câmara pedindo o trio elétrico do deputado Junior Ferrai para o carnaval. Achamos que o edil não está se atentando que um requerimento não vá fazer com que o parlamentar ceda o seu carro com para o carnaval, embora há vários anos ele seja utilizado para esse fim. Mas sem precisar de requerimento, mesmo porque é a moeda de troca do deputado para com seus eleitores obidenses, que já foram mais de 3 mil. Hoje um pouco mais de 2 mil. Mas, se ele não quiser ceder, não tem requerimento que o obrigue, por se torna desnecessária tal atitude do edil.

Crise

Mergulhado em crise o Clube do Remo tenta resolver o seu problema: vende ou não o Baenão? Tem corrente a favor e contra. Como um time da grandeza do Remo não tem condições de grir receita para sanar suas dívidas? Onde está o departamento de marketing? O problema não de hoje, vem de bem antes, quando diretores incompetentes não souberam administrar o clube, criando esse imenso "buraco negro". Enquanto existir esse Condel, onde os integrantes pensam que são donos do clube, o barco nunca vai andar pra frente. Não acredito em promessas de dias melhores, se não fizerem profundas mudanças. Já diz o dito: se queres fazer uma revolução, começa por você.

Mais um

Agora foi a vez do Paulo Rocha(PT) ser tachado como ficha suja pelo TSE. Os dois prováveis senadores eleitos no Pará estão nessa situação. Acredito que situação pior vai ser se eles se elegerem. Que moral vai ter o povo paraense de falar de ética na política? Chegou a hora do povo mostrar o seu poder e não votar nesses candidatos.

Pesquisa

Todo mundo esperava a divulgação de uma pesquisa no domingo(12) mas ela não apareceu. Muita gente ficou se perguntadno qual a razão da não publicação. Nos bastidores a noticia rola de que: o candidato Jatene viria com 48% e Ana Júlia com 34%, ficando então o candidato Juvenil com uma parte bem pequena. Outra dá conta de que O candidato Jader Barbalho que aparecia com 50% das intenções de voto para o senado, aparece com 35%. Essas são umas das razões da não publicação da pesquisa, segundo a rádio corredor.

Grana

Vai custar mais de 500 milhões a construção do Vivaldão de Manaus, para a copa do mundo. É um dos mais caros que irão ser reformados, no caso, ele vai ser construído; O mais barato é a Arena da Baixada.

Baixa

Segundo Noblar em seu blog, a candidata Dilma do PT, em pesquisa interna de seu partido, deu uma caída depois desses escandalos da receita. Isso dá um fôlego pro Serra?

Começa propaganda eleitoral

Vou colocar um artigo do Arnaldo Jabor que contempla o primeiro dia de propaganda eleitoral.Veja. Os grandes arrepios Arnaldo Jabor, arnaldo.jabor@estadao.com.br - O Estado de S.Paulo Hoje começa o circo da propaganda eleitoral, o desfile de horrores da política brasileira. Os dois carros-chefes do desfile, Dilma e Serra, correrão na frente de um trem fantasma de caras e bocas e bochechas que traçam um quadro sinistro do Brasil, fragmentado em mil pedaços - o despreparo, a comédia das frases, dos gestos, das juras de amor ao povo, da ostentação de dignidades mancas. Os candidatos equilibram bolas no nariz como focas amestradas, dão "puns" de talco, dão cambalhotas no ar como babuínos de bunda vermelha, voando em trapézios para a macacada se impressionar e votar neles. Os candidatos têm de comer pastéis de vento, de carne, de palmito, buchada de bode e dizer que gostaram, têm de beber cerveja com bicheiros e vagabundos, têm de abraçar gordos fedorentos e aguentar velhinhas sem...

Geração Y

Vladimir Platonow Repórter da Agência Brasil Pesquisa traça perfil dos jovens da geração Y, filhos da revolução digital Rio de Janeiro - Os jovens nascidos nos anos 80 e 90, contemporâneos da revolução digital e conhecidos como geração Y, são inquietos e querem crescer rápido na carreira. São especialistas em lidar com tecnologia, usam mídias sociais com facilidade, sabem trabalhar em rede e estão sempre conectados. Mas se preocupam com o mercado de trabalho altamente competitivo e buscam cada vez mais a formação superior e o ingresso na carreira pública como passaporte para a estabilidade profissional. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec), iniciada em 2007, que mapeou em profundidade um grupo de estudantes de administração de várias instituições de ensino superior e mostrou que, apesar das semelhanças, esses jovens não têm um perfil homogêneo. A geração Y sucede a chamada geração X, das pessoas que hoje estão na casa dos 40 anos ...

Em plena campanha

A governadora Ana Júlia Carepa já está em plena campanha eleitoral. Já entregou máquinas e outras coisas mais a vários prefeitos do estado. Na manhã do dia 18(sexta-feira) estará em Óbidos e Alenquer e a tarde em Santarém. Haja máquina! Em Óbidos precisamente, onde este blogueiro conhece um pouco da realidade política, ela terá que realizar muita coisa para reverter a situação contrária, mesmo porque, seu cabo eleitoral, o prefeito, não goza de grande aceitação popular, ou melhor dizendo, de quase nada de aceitação. Precisará ela de muito dinheiro para reverter a situação.

A seleção do Dunga

A tão esperada estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo aconteceu e, como muitos previam, não empolgou. O futebol apresentado foi triste, sem a “cara” do Brasil, como o torcedor brasileiro está acostumado ver. Um time sem criatividade, mesmo porque não tem jogadores para isso e sem a “vontade” que se esperava que o Dunga fosse dar aos seus comandados. A maior estrela do time, Kaká, está longe do futebol que o consagrou. Aí eu me pergunto. Será que o futebol que o Ronaldinho Gaúcho e o Ganso estão jogando é inferior a esse que o Kaká está apresentando na seleção? Na minha leitura não. Mas a sensatez, a coerência que o Dunga tanto falou, fez com que não se desse oportunidade para esses inegáveis talentos, que poderiam fazer a diferença nessa copa. O Brasil jogou com um time bem inferior tecnicamente e não se saiu bem. Seguindo esse raciocínio, quando pegar uma seleção mais forte, vai ser um “Deus nos acuda”. Ainda bem que futebol não tem lógica e tudo pode acontecer com esse time, ...

Lunática

Se existisse vida na lua, Óbidos com certeza faria parte. Pois a quantidade de buracos que tem a cidade, é algo bem lunático. São crateras e crateras e o estado de abandono é notório. Isso é uma pena, pois já teve gente que comparou a cidade Sentinela com a Ouro Preto, tal seu conjunto de casas seculares e ruas enladeiradas e estreitas. As ladeiras continuam, as casas, algumas, agora os buracos fazem parte desse cenario.

Gato por lebre

A estratégia usada pela governadora Ana Júlia, de dar máquinas e dinheiro a certos prefeitos, poderá não sair do jeito que ela imagina. Tem prefeito que tá mal das pernas e não pode nem subir em palanque que corre o risco de levar sonora vaia, tal a sua rejeição na cidade. Essa moeda de troca pode não passar de gato por lebre.

Fazemos qualquer negócio

Chega a ser engraçado a busca por um porto seguro de partido dos Democratas - Dem. De aliado inseparável do PSDB, no último governo de Jatene, agora pode ser mais um aliado do PT de Ana Júlia. O objetivo principal é lançar a Valéria ao senado federal. Quem topar terá o apoio irrestrito do Dem. Hoje, um partido pequeno, que sobrevive com o nome de Valéria.

Igrejas

Sobre a matéria publicada no site da Folha de Óbidos. Este blog concorda com uma campanha que envolva grande parte da sociedade católica obidense, não somente no município, mas em todos os lugares do Brasil. E, mesmo que o Bom Jesus não retome suas linhas arquitetônicas originais, mas que possa chegar perto. a cidade precisa recuperar um pouco de seu patrimônio histórico-cultural, pois só assim recupera um pouco de sua identidade e ganha fôlego para um possível atrativo político.

O bolo

O bolo eleitoral está aberto. Assim é o colégio eleitoral do município de Óbidos. São vários os candidatos que vão até lá fazem meia dúzia de promessas e levam uma fatia - depois que se elegem não dão as caras por lá. Lembram do André Dias? Já se sentia filho de Óbidos. Depois que seu candidato perdeu o poder, nunca mais pisou em terras Pauxinaras. As eleições estão chegando e o cenário continua o mesmo. O prefeito apoiará o ex secretário de cultura, Edilson Moura, que virá candidato a deputado estadual, assim como sua esposa também. Alguém já tinha visto esse cidadão em Óbidos? Nessa festa eleitoral, mais uma vez quem vai sair perdendo é o povo obidense que vai continuar sem representatividade no poder legislativo e vai ter que se contentar com migalhas e festas de aniversários. Será que não tem um obidense que queira defender sua terra na Assembléia Legislativa?

Greve

A categoria de professores do município de Óbidos, decidiu ainda a pouco pela greve. A reunião aconteceu no colégio São José.Os professores reivindicam melhorias salariais. Ontem na inauguração do elevado da Júlio Cesár, houve protesto de professores, sendo um diretor preso acusado de ter jogado grama na governadora.

Projeto Orla

No início de maio a cidade de Óbidos estará recebendo a visita da Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla(CTE ORLA). O objetivo da visita é apresentar o projeto Orla aos gestores municipais e suas secretarias, bem como ao Conselho de Administração da Companhia Docas do Pará – CDP. Esse projeto é uma parceria entre Governo Federal e o Governo do Estado do Pará, representada respectivamente pela Superintendência do Patrimônio da União – SPU, e Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema. A visita estará sendo feita nas cidade de Santarém, Óbidos, Oriximiná e Juruti, onde será feito um mapeamento situacional e reunião técnica. O Decreto de nº 1.794 de 15 de julho de 2009 criou a Comissão Técnica do Estado do Pará – CTE/PA para acompanhamento do Projeto de Gestão integrada da Orla Flúvio-Marítima, publicada no Diário Oficial do Estado. Quem sabe dessa visita não sai uma verba para ajeitar a orla da cidade que se encontra em estado dramático.

Sant'Ana de volta

O colônia católica obidense em Belém, já espera a chegada da imagem de Santa'Ana nessa época do ano. Esse movimento que começou há quatro anos, acabou sendo um ponte de encontro dos Pauxinaras que, em volta da imagem de sua padroeira, oram por seus familiares e amigos e confraternizam-se. O encontro tem sua apoteose coma celebração de uma missa e uma espécie de arraial improvisado, onde se joga bingo, bate papo, além dos comes e bebes. Essa viagem chega arrecadar uma boa grana para as despesas da festividade, assim como em outras cidades também. Espera-se que esse ano seja ainda melhor do que o ano passado.

Semana do escritor

Começou no dia 8 de abril a Semana do escritor obidense, evento organizado pela Secretaria de Cultura do município de Óbidos. Observando a programação desse importante acontecimento na cidade, dei por falta da participação dos dois maiores escritores da cidade nesse movimento, Inglês de Sousa e José Veríssimo. A data de início da programação coincidiu com a data de aniversário do escritor José Veríssimo, mas, nenhuma palestra está programada para falar do escritor - tanto dele como do Inglês de Sousa, o que me pareceu estranho.

Cristina canta Tapajós

Será nessa sexta-feira, na pousada Cajueiro, em Santarém, o pré-lançamento da cantora Cristina Caetano, de Santarém. Cristina interpreta canções do consagrado músico Sebastião Tapajós. O lançamento do CD que se intitula "Cristina interpreta Sebastião Tapajós", terá a presença de 40 convidados. Após o evento, as músicas serão divulgadas nas rádios.

Escola de Propaganda

Imagem
Teve início ontem,22 no auditório de O Liberal, o curso de jornalismo e assessoria de imprensa na prática, promovido pela Escola de Propaganda. O curso visa mostrar na prática o dia a dia da profissão de jornalista e da assessoria de imprensa. Para isso, a instituição formou um grupo gabaritado de profissionais com larga experiência na profissão, para repassar aos alunos toda essa gama de conhecimentos. Na abertura do curso, esteve presente a jornalista global Beatriz Castro, de Pernambuco, que contou um pouco de sua experiência como repórter, onde já fez várias matérias para a Globo nacional. Na foto o titular desse espaço aparece com a repórter.

Mestre

Em conversa com alguns conterrâneos, depois que saiu uma matéria no0 carderno Magazan de O Liberal, do dia 16 de março,muitos obidenses passaram a conhecer o mestre Marcílio, que completará 100 anos de vida. Marcílio será gravado pelo músico violonista santareno Sebastião Tapajós, dentre seu acervo de composições, ludu e marabaixo. Ele tocou caixa grande em várias folias de santos em Óbidos. O mestre mora no Mondongo e pretende comemorar seu aniversário em Óbidos. É bom a secretaria de cultura e a Acob se interarem da obra desse mestre para que ele passe a fazer parte do acervo cultural da cidade de Óbidos.

Turista é resgatado de penhasco na Austrália

Rapaz de 19 anos decide ver a paisagem em penhasco na Austrália, não consegue voltar e é resgatado de helicóptero. Da BBC BBC Brasil Rapaz de 19 anos teve de ser resgatado de helicóptero. Um turista de 19 anos teve de ser resgatado de helicóptero após ficar preso em um penhasco de 30 metros de altura perto de Sydney, na Austrália. Segundo os bombeiros, o rapaz, da Ucrânia, tinha ingerido álcool e decidido ver o nascer do sol. Quando o salvamento chegou, de helicóptero, o oficial precisou dar uns cutucões no rapaz, que estava adormecido nas rochas. O turista foi levado com segurança para a terra firme.

Do blog de Mirian Leitão

Enviado por Míriam Leitão - 26.2.2010| 9h30m NA CBN Lula deveria ter criticado Cuba, não o morto Foi muito ruim esta semana para a política externa brasileira. A cena em que o presidente Lula se confraterniza com seus assessores e os Castro, em Cuba, no mesmo momento em que o país está de luto pela morte de um dissidente, é constrangedora. E os detalhes do enterro do preso político Orlando Zapata foram horrorosos, era praticamente estado de sítio. Muitas pessoas não puderam ir ao enterro, alguns foram presos e os jornalistas que estavam lá, ameaçados com a não renovação do visto de trabalho. Uma barbaridade. Zapata estava preso desde 2003 por desacato, imagine só se ele poderia ficar oito anos preso por isso. Sem contar que a condenação era de 30 anos. Parece que, em uma manifestação, ele teria desacatado um policial, mas isso é motivo? Só mesmo numa ditadura. E o presidente Lula foi lá e nada falou sobre esses absurdos de atentado aos direitos humanos - o que é bem diferente da polí...

Do blog do Noblat

Enviado por Severino Motta - 26.2.2010| 12h30m Comissão aprova relatório para impeachment de Arruda A Comissão Especial criada para analisar os pedidos de abertura de impeachment do governador afastado e preso, José Roberto Arruda (sem partido), acaba de aprovar o relatório do deputado Chico Leite, pedindo a abertura do processo. Leite acredita que Arruda, suposto chefe do chamado mensalão do DEM, cometeu crimes contra a legalidade no uso e guarda do dinheiro público e por atentar contra o livre funcionamento dos Três Poderes. Cabe agora ao plenário da Câmara votar o parecer. Se favorável à abertura de processo, Arruda terá 20 dias úteis para se defender. Com a defesa, Leite terá de fazer um relatório final, que precisará ser votado pela Comissão Especial e pelo plenário. Antes da votação em plenário Arruda pode renunciar para escapar de perder os direitos políticos e ficar inelegível no caso de ter o pedido de impeachment aceito. Atualização das 12h32 - Foi marcada sessão plenária (co...

Carnapauxis

Se aproxima o período carnavalesco e Óbidos é um verdadeiro paiol de alegria, devido a natureza de sua gente, que tem o prazer de brincar o carnval. Como bons obidenses, a turma do Pé na Cova, em Belém, resolveu brincar o carnaval, nos moldes de sua terra. A concentração da casa dos "Chaves" e depois as ruas de Belém, até chegar num bar, onde a brincadeira continua. Tudo indica que isso vai pegar! Vamos ver.

Miguel Venâncio

Ninguém tem dúvida que Miguel Venâncio era uma das principais figuras do carnaval obidense. Com seu bailado e suas espadas, atraia os olhares de todos que estavam ao seu redor. O carnaval de Óbidos perdeu, com certeza, um dos grandes expoentes de sua cultura. A Academia Artística e Literária de Óbidos, o homenageou, no mês de julho, o que o fez ficar muito orgulhoso, de receber homenagens pela sua arte, em vida. A cidade está em pleno carnaval, e foi justamente no período em que ele mais gostava, que veio a falecer, deixando todos os seus admiradores estarrecidos. Miguel foi embora e deixou a lição de como se pode brincar carnaval de forma alegre, criativa e pacífica. Fica com Deus bailarino da alegria.

Agora é de verdade

No ultimo domingo, foi às ruas o bloco Mirim, em Óbidos, já como parte da programação do Carnapauxis, onde a cada domingo que antecede os dias oficiais, o bloco sai de um bairro. No domingo 3, foi o bloco Mirim que percorreu as ruas da cidade e arrastou a garotada até o Fobódromo. No próximo domingo é a vez do Serra da Escama, no outro o Águia Negra, depois o Chupa Osso, Morro e Virgens. O site ira homenagear cada bloco com um vídeo que será mostrado na semana que antecede a sua participação. Essa semana estará o vídeo do Serra que sairá no domingo e assim vai na sequência de apresentação.

Virada

Como era de se esperar, a virada do ano em Óbidos foi em ritmo bem quente, com o seu tradicional carnaval. É como se fosse uma espécie de introdução do Carnapauxis, que começa logo na segunda semana de fevereiro. O "Fobódromo", como é chamado nesse período, por causa do símbolo do carnaval de Óbidos, que é o "Mascarado Fobó", ficou tomado de foliões que aproveitaram atrégua da chuva e foram se esbaldar com o eletrizante carnaval Pauxinara.

Primeira ação de 2010

A primeira ação de 2010 em Óbidos, foi da polícia civil que prendeu duas mulheres que transportavam cocaina, que seriam distribuídas em Óbidos e Santarém, segundo depoimento de uma delas. De acordo com matéria publicada no jornal Amazônia, elas estavam no barco e a droga estava debaixo da rede onde dormiam. As duas foram conduzidas para Santarém onde se encontram presas.

FELIZ 2010

Por falta de tempo, não foi possível atualizar o blog, mas nesse novo ano que chega, iremos nos esforçar ao máximo para que possamos deixar nossos leitores atualizados das novidades. Desde já desejo um ano novo repeleto de saúde e paz à todos.