Polícia Civil autua 19 pontos de lava-jato irregulares em Belém



A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate a Crimes Contra Concessionárias de Serviços Públicos, autuou donos de 19 pontos de lava-jato, em Belém, desde o início deste mês. Nos locais, era praticada a lavagem de veículos por meio de desvios ilegais de água da rede de abastecimento pública da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Os dados divulgados nesta sexta-feira, 24, a unidade policial, que é vinculada à Dioe (Divisão de Investigações e Operações Especiais), mostram que a maioria dos lava-jatos que tiveram as atividades encerradas, ficavam no bairro de Canudos (5). Os demais estão no Umarizal; Campina; Guamá; Pedreira; Marco; Nazaré e São Braz. As operações de combate aos desvios de água em pontos de lava-jato são feitas em conjunto com a Cosanpa, cujos técnicos verificam o furto de água, fazem o desligamento do desvio clandestina e notificam o responsável. A ação também conta com o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” que constata, por meio de laudo pericial, a irregularidade, para fins de procedimento policial.

A maioria dos pontos de desvio irregular de água para uso em lava-jatos foi descoberta no último dia 2 de maio, quando foram fechados sete locais, situados em várias ruas de Canudos e São Braz, como Avenida José Bonifácio, Travessas 1ª de Queluz, Guerra Passos e Doutor Américo Santa Rosa, e Avenida Conselheiro Furtado. No último dia 9, a operação fechou um ponto de lava-jato, na Avenida Presidente Vargas, em frente a uma loja de departamentos, na praça da República, centro da capital. De imediato, ao constatar as irregularidades, os pontos de lava-jato foram fechados e o desvio irregular de água foi desligado pela Cosanpa. Além disso, peritos criminais detectaram as irregularidades. Sob direção da delegada Socorro Tuma, a Delegacia também autuou, durante o mês, donos de três casas, onde o hidrômetro (medidor de consumo de água da Cosanpa) teve o lacre violado e sofreu adulteração.

Os moradores dos imóveis, situados nas ruas Diogo Móia, Boaventura da Silva e Castelo Branco, centro de Belém, foram enquadrados no crime. Quanto aos pontos de lava-jato, a delegada explica que, para funcionar de forma regular como lava-jato, além de ter a licença, por meio de alvará, expedida pela Divisão de Polícia Administrativa (DPA), o ponto deve ter poço artesiano de onde será usada a água para lavagem de veículos. Além de desviar a água, há casos de pontos que não apresentavam licença para funcionamento. Neste caso, o local só poderá voltar a funcionar, depois de obter a licença. Os donos dos locais foram notificados pela Cosanpa e intimados a comparecer na Dioe para prestar esclarecimentos. As ações integradas irão prosseguir, em toda a Grande Belém, para reprimir os pontos ilegais de lava-jato.

SERVIÇO A Delegacia de Combate a Crimes Contra Concessionárias de Serviços Públicos é uma unidade policial voltada especificamente para apurar crimes cometidos contra as operadoras responsáveis pelo fornecimento dos serviços de abastecimento de água (Companhia de Saneamento do Pará - Cosanpa) e de energia elétrica (Centrais Elétricas do Pará) com parceria firmada por meio de convênio. Situada no segundo piso da DIOE, na rua Avertano Rocha, entre Travessas São Pedro e Padre Eutíquio, bairro da Cidade Velha, em Belém, a unidade atende no fone 3241-5907 (ramal 22). A Delegacia funciona de segunda à sexta-feira, em horário de expediente, exceto feriados e pontos facultativos. Entre as atividades realizadas estão a apuração de crimes, como por exemplo, o desvio da água e de energia elétrica, por meio de ligações clandestinas, popularmente conhecidos como "gatos", e os danos devido à violação do lacre do hidrômetro da rede de abastecimento de água.
-Polícia Civil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí