Emater promove seminário sobre plantio de mandioca em Oriximiná

O seminário tem como principal objetivo demonstrar tecnologias para o aumento da produtividade


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) promove nesta sexta-feira (27) em Oriximiná, oeste do Pará o Seminário da Mandioca. A programação técnica começa a partir das 9 horas, no Cliper de Santo Antônio, na sede do município, com a presença de 300 agricultores familiares, indígenas e quilombolas.


O seminário tem como principal objetivo demonstrar tecnologias para o aumento da produtividade de umas das principais atividades agrícolas no município. Também será a oportunidade de mostrar os resultados obtidos com a unidade demonstrativa local, utilizando o trio da produtividade e a roça sem queima, desenvolvida no município.

Após 13 meses da instalação da unidade, os resultados demonstraram que o uso do trio – que compreende a escolha do material de propagação, espaçamento e a capina nos 150 primeiros dias do plantio sem fogo – dobrou a produtividade do tubérculo.

Segundo dados da Emater, o uso das tecnologias, além de melhorar a produtividade, evita a queimada, principal emissor de gás carbônico na atmosfera, garantido a manutenção da biodiversidade. Por cada hectare de área plantado, são produzidas doze toneladas de raiz de mandioca em Oriximiná, número considerado baixo, segundo a Emater.

A ideia é difundir o uso das tecnologias e aumentar para 24 toneladas a produção de raiz por hectare. “A baixa produtividade se dá justamente pela ausência do uso das tecnologias e técnicas de plantio. Aqui muitos ainda plantam como os índios plantavam”, diz o agrônomo da Emater Marcos Leite.

O fortalecimento da cadeia da mandioca, que compreende o melhoramento da qualidade do produto final, tanto na higiene, quanto no beneficiamento do produto, é uma das metas de convênio de cooperação técnica entre a Emater e a Mineração Rio do Norte.

Fonte: Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí