Pesquisa levanta os benefícios de dormir em rede

Casos de dor nas costas são mais comuns em mulheres donas de casa, com idade entre 30 e 60 anos

Saúde

Um estudo realizado pela residência de ortopedia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) com o Hospital Porto Dias, apresentado durante o último Congresso Paraense de Ortopedia e Traumatologia, mostrou que dormir em rede pode trazer benefícios para a coluna.

A pesquisa foi realizada inicialmente com donas de casa do Bairro da Vila da Barca, em Belém, com idade entre 30 e 60 anos, público em que esses casos são mais comuns, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-PA), Jean Klay Machado.

Levantamentos iniciais ainda estão sendo realizado e os pesquisadores pretendem aumentar a amostra para 300 pessoas para obterem resultados mais consistentes. “Uma das hipóteses desta dor nas costas é a sobrecarga, causada pelo excesso de peso, na amostra pesquisada, maioria das entrevistadas estavam com sobrepeso”, explica Machado.

A pesquisa mostrou que a maioria dos pacientes que estão acostumados em dormir em cama foram os que mais relataram casos de dores nas costas. Já os que apresentavam casos de lombalgia, mas passaram a dormir em rede relataram significativas melhora.

Foi levado em conta as características sociais dos entrevistados, Índice de Massa Corporal (IMC) e o impacto das dores nas costas nas atividades diárias. “A dor era mais comum em pacientes acima dos 45 anos, idade em que a coluna sofre uma alteração comum por conta do envelhecimento, também causada pela menopausa”, explica o médico.

Fator considerado preocupante foi a baixa busca por tratamento com fisioterapia, apenas 17,4% dos casos tratavam a dor nas costas com o auxílio de especialistas. 
-Portal ORM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí