Avenida João Paulo II tem previsão de término para 2014
O prolongamento da Avenida João Paulo II, iniciado em julho deste ano e com previsão de término em
novembro de 2014 será uma das vias que irá contribuir muito para a melhoria da mobilidade urbana.
A construção da nova avenida está sendo realizada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e terá investimento de 300 milhões, recursos advindos dos governo federal e estadual. A obra compreenderá o trecho compreendido entre a Passagem Mariano, no bairro Castanheira, em Belém, e a Rodovia Mário covas, em Ananindeua, numa extensão de quase cinco quilômetros.
Nesse perímetro, será implantada uma via metropolitana, com duas pistas para tráfego geral, cada uma com 10,5 metros de largura, dividida em três faixas de tráfego, com 3,5 metros cada.Terá, ainda, 2,5 metros de acostamento; 2,5 metros para ciclovia bidirecional; dois metros de calçada do lado esquerdo, e 1,2 m do lado direito. Tudo será separado por canteiro central, com sistema de drenagem. A avenida terá ainda pontos de iluminação pública, câmeras de monitoramento de segurança, passarelas para pedestres e pontos de ônibus.
Também serão instaladas duas pontes, uma com 220 metros de extensão sobre a ponta do Lago Bolonha, e outra com 232 metros, transpondo a ponta do Lago Água Preta. Ambas, metálicas, as pontes foram projetadas pelo arquiteto Paulo Chaves.
Comentários