Até 2050 mundo pode desmatar área equivalente ao tamanho do Brasil, alerta ONU


O desmatamento não pode continuar no mesmo ritmo, diz ONU. Foto: ONU/Martine Perret


Cerca de 849 milhões de hectares de terra – quase o tamanho do Brasil – podem ser desmatados até 2050, caso aos padrões atuais de uso da terra continuem, alerta um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançado nesta sexta-feira (24) em Davos, na Suíça.


Segundo o relatório “Avaliação Global do Uso da Terra: Equilíbrio do Consumo com o Fornecimento Sustentável”, a necessidade de produzir alimentos para uma população global em crescimento levou a agricultura a ocupar 30% das terras do mundo, resultando em uma degradação e perda de biodiversidade em 23% dos solos globais.


“Como a terra é um recurso limitado, precisamos nos tornar mais eficientes na forma de produzir e consumir. As recomendações do relatório alertam líderes e contribuem para as discussões sobre o uso sustentável de recursos, incluindo novas metas para o desenvolvimento sustentável pós-2015”, afirmou o subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, no lançamento do documento.


O estudo foi produzido pelo International Resource Panel (IRP) com a participação de 27 cientistas, 33 representantes de governo e especialistas, e está disponível em inglês no site do PNUMA


-ONUBR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí