Água vai escassear ainda mais nos próximos 36 anos

Indústrias e moradores dos grandes centros urbanos consomem água tratada desmedidamente. Um morador de Nova Iorque chega a gastar por dia até 2 mil litros. A previsão da ONU é que em 2050 a situação fique dramática.


A água doce (potável) é um bem que por volta do ano 2050 fará muita falta, principalmente em regiões desérticas do planeta.

Áreas da África, Índia, China e Oriente Médio já enfrentam escassez. No Brasil o problema (escassez) ocorre em partes da região nordeste, o conhecido polígono da seca.

Segundo estudos da ONU, a Organização das Nações Unidas, o empobrecimento dos povos (desigualdade social) afeta sensivelmente os sistemas de água doce, devido à contaminação.

Contaminação provocada porque os países pobres não usam os recursos hídricos de forma sustentável. Já nos países ricos - os europeus e os EUA, principalmente - há consumo em excesso, desnecessário.

Para fazer uma comparação: um cidadão africano consome em média 10 a 15 litros/dia, portanto o necessário do necessário.

Já um norte-americano de Nova Iorque consome por dia 2 mil litros (água tratada). Portanto duas realidades discrepantes. Hoje menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.

Dos 73% da produção de água irrigada no mundo, cerca de 21% são destinados à indústria, seja de que ramo for. Apenas 6% destinam-se ao uso doméstico.

Dado dramático é que 43% dos habitantes do planeta não dispõem de serviços adequados de saneamento básico. 43% da população mundial corresponde a 1,8 bilhão de pessoas.

Então, com péssimos serviços (ou inexistência deles) de saneamento básico, mais ou menos 10 milhões de cidadãos - crianças principalmente - morrem em consequência de doenças intestinais.
A cada ano, outra informação da ONU, 80 milhões de pessoas passam a se ressentir, têm dificuldades para obter água, seja para beber, cozinhar ou para higiene pessoal.

Gasto em excesso ocorre na produção industrial: para produzir 1 kg de aço gastam-se 600 litros.

A produção agrícola também precisa de muita água doce. Na produção de 1 tonelada de grãos utilizam-se 1000 toneladas de água.

As cervejarias igualmente consomem muito. Para 1 litro de cerveja há necessidade de 3 ou 4 litros de água. A maior produtora brasileira de cerveja gasta por ano 30 bilhões de litros de água.

Todos os segmentos industriais usam água, seja para produzir sapatos, tabletes, note book, carros, navios, cimento, roupa, seja para construir casas, etc.

E se todos os moradores da Terra gastassem água como os americanos, haveria necessidade de mais 5 Terras para suprir a demanda. Quem diz é a ONU.

Dos países do mundo, é o Bahrein onde existe mais escassez. Está localizado no Oriente Médio, e suas terras ou são desérticas ou semidesérticas.

Na relação da escassez estão também o Afeganistão, Irã, Paquistão, Jordânia, Síria, África do Sul, Egito, Israel, Cingapura.

No entanto esse bem natural importantíssimo, a água, não acaba. O que acontece é o perigo da contaminação, poluição dela diretamente, ou mesmo do solo ou do ar, o que pode lhe afetar. Após contaminada, aí ela fica inservível.

Estudos apontam o Brasil como o maior reservatório de água doce da Terra. São águas subterrâneas, os chamados sistemas aquíferos. Há dois considerados de grande potencial, um que estende pela região centro-oeste indo até a Argentina. É a reserva denominada "guarani".

Outro na região santarena - Pará - mais precisamente em Alter do Chão. Ainda há dúvidas sobre qual deles dispõe de mais água (doce).

Existe, porém, um alerta: é que pode haver guerra por causa de água, a exemplo do que ocorre com o petróleo. Veja o caso do Iraque e da Líbia.

O Brasil detém em seu subsolo 13,7% (de água doce) do planeta. Desde os anos 1990 a extração de água para consumo nos centros urbanos no Brasil cresceu 25%.

E quanto maior a renda per capita, mais água é consumida, principalmente nas grandes cidades.

-Josué Araújo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí