Circuncisão: benefícios superam os riscos, garantem cientistas

Por Danilo Barba | Sexo Oposto


Fonte: Think StockUma revisão de diversos estudos feitos até hoje sobre a circuncisão descobriu que os benefícios do procedimento feito em recém-nascidos supera “e muito” os riscos envolvidos na cirurgia.

Leia também:
Tudo sobre circuncisão
Conheça os prós e contras da circuncisão
Circuncisão reduz risco de HPV e câncer de colo de útero nas mulheres

Fonte: We Heart ItA pesquisa, publicada pela Mayo Clinic Proceedings, revelou que enquanto o número de homens americanos circuncidados entre 14 e 59 anos cresceu de 79% para 81%, a taxa de bebês operados caiu seis pontos percentuais para 77%. Esta taxa se mantinha inalterada desde os anos 1960.

Os autores concluíram que os benefícios — entre eles, queda nos riscos de infecção urinária, câncer de próstata, doenças sexualmente trasmissíveis e, em mulheres, câncer cervical — superam os riscos de infecção local ou sangramento. Diversos trabalhos anteriores, incluíndo dois experimentos clínicos randômicos, revelaram a ausência de qualquer efeito colateral da circuncisão no desempenho sexual ou prazer.

Apesar da decisão estar tipicamente nas mãos dos pais, ela custa caro — e muita gente importante já percebeu isso. Segundo um artigo publicado pelo The New York Times, as complicações associadas a indivíduos que não foram circuncidados pode sair caro nos próximos 10 anos de nascimentos: 4,4 bilhões de dólares.

A análise de custo-benefício mostrou que os custos diretos com infecções urinárias e doenças sexualmente transmissiveis tornam a “circuncisão masculina, em princípio, equivalente à vacinação em crianças”, afirmou Brian J. Morris, autor do estudo e professor de ciências médicas da Universidade de Sydney. “Assim como há pessoas que se opõe às vacinas, há os que se opõe à circuncisão. No entanto, seus argumentos são opinativos e geralmente não têm base científica, então não devem ser considerados”, conclui o especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí