Romã: excelente para emagrecer

Por Carolina Mouta | Yahoo Contributor Network
Romã: excelente para emagrecerA romã é uma fruta excelente para a saúde. Ela, inclusive, pode ser considerada um dos melhores alimentos funcionais que possuímos em nossa alimentação, pois oferece diversos nutrientes em sua composição: cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, vitamina C e o ácido elágico. Chegou a hora de incluir a romã no cardápio semanal, certo?

Roma: excelente para emagrecerSegundo a nutricionista funcionalMariana Duro, a romã apresenta como maior e principal benefício o potencial antioxidante, combatendo os radicais livres, prevenindo o dano oxidativo e o envelhecimento precoce das células, além da flacidez da pele, celulite, perda da elasticidade e rugas (pela presença da vitamina C e do ácido elágico que apresenta). "Estudos recentes mostram que essa fruta também pode potencializar os processos anti-inflamatórios e antimicrobianos do organismo, diminuir o risco de doenças cardíacas", diz.

A fruta também possui antocianinas, substâncias anticancerígenas responsáveis pela cor avermelhada da sua polpa. "Há indícios de que a polpa da romã inibe o crescimento de células tumorais, devido à presença das antocianinas em sua composição. Além disso, as antocianinas são importantes para a boa circulação sanguínea", explica Mariana.

A romã possui benefícios a olhos vistos, no sentido mais literal da expressão! Por apresentar ácido elárgico e vitamina C em sua composição, previne o dano oxidativo e o envelhecimento precoce das células, além da flacidez da pele, celulite, perda da elasticidade e rugas. "O ácido elágico presente em sua composição possui uma ligação com as moléculas de cobre e de ferro, que garantem o brilho e a maciez aos fios de cabelo, além de evitar a queda capilar", pontua a nutricionista.

Se você está achando pouco, vamos esclarecer que a fruta também atua aumentando o fator de proteção do filtro solar na pele, pois o ácido elágico potencializa a proteção das células contra a ação dos raios solares. Mariana ratifica que, além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas na pele causadas pelo sol.

Pesquisa recente mostrou a romã é capaz de diminuir os níveis do cortisol, hormônio capaz de aumentar a gordura abdominal. De acordo com Mariana Duro, ela também contém punicalagina, um flavonóide responsável pelas propriedades antioxidantes, capaz de reduzir processos inflamatórios presentes na obesidade. "Essa substância ainda diminui a produção de citocinas pró-inflamatórias, presentes no tecido adiposo, interferindo diretamente na composição corporal", esclarece. Por isso, a fruta é ótima para quem quer emagrecer e possui, ainda, ótima ação detoxificante, livrando o fígado de toxinas e acelerando o metabolismo basal. Quer contar calorias? Não se preocupe: com reduzido valor calórico, 100 gramas da fruta apresentam apenas 56 calorias.

A romã não é fácil de ser encontrada. Em algumas regiões do país é bastante rara. Mas, se você está disposta a colher os benefícios da fruta, deve saber comprá-la e conservá-la. "No momento da compra da fruta, devem-se escolher as íntegras, maduras e sem danos aparentes, como cortes que deixam a polpa da romã exposta. A parte amassada ou o corte podem reduzir a atividade antioxidante e a disponibilidade dos compostos benéficos da fruta, uma vez que os mesmos são muito instáveis e se degradam facilmente quando expostos às altas temperaturas, presença de oxigênio e danos mecânicos", explica Mariana. Por isso, é indicado que a polpa e as sementes de romã sejam consumidas imediatamente após a exposição ao ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí