Belém comemora Dia da Visibilidade Lésbica com casamento, debates e intervenção urbana

Por Ádria Azevedo – Redação Pará Diversidade
O Dia da Visibilidade Lésbica é comemorado todo 29 de agosto no Brasil, uma alusão à data em que foi realizado o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996. Para marcar a passagem do dia, o movimento social LGBT paraense promove uma diversidade de ações em Belém, iniciando nesta sexta-feira (29) e seguindo até domingo, quando acontece a 5ª Marcha da Visibilidade de Lésbicas e Bissexuais do Pará.
A partir das 14h da sexta, o Movimento LGBT do Pará (Associação de ONGs LGBT do estado) estará em frente à Caixa d’Água de São Brás orientando sobre a Lei Maria da Penha e ofertando testes rápidos de HIV e vacinação contra hepatites virais. A partir das 18h30, será apresentado o banner oficial da campanha do Dia da Visibilidade Lésbica, com fotos de casais de mulheres paraenses. Ao fim da programação do chamado “Projeto Luz da Diversidade”, a caixa d’água será iluminada com as cores do arco-íris, que simbolizam a comunidade LGBT. A iluminação será mantida até domingo (31).
De acordo com Eduardo Benigno, um dos organizadores da ação, a programação pretende visibilizar uma população oprimida cotidianamente pela homofobia e pelo machismo. “Essa é uma combinação explosiva de opressões, que resulta em práticas violentas como os chamados ‘estupros corretivos’ de lésbicas”, lembra o ativista.
Ainda na sexta-feira, a partir das 19h, tem início a IV Semana de Visibilidade das Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Pará, no Auditório da Defensoria Pública do estado. Promovida pela ONG LesBiPará, a programação contará com uma cerimônia de abertura, seguida pela celebração do casamento civil de dois casais de mulheres, um que vive junto há nove anos e outro há 14, e por uma confraternização.
A coordenadora do LesBiPará, Márcia Passos, explica que a procura de casais para participar do casamento coletivo foi grande, mas apenas dois conseguiram se habilitar para as formalidades. “Muitas mulheres achavam que poderiam apenas chegar na hora da cerimônia e casar, mas é preciso ter uma série de documentos em dia para isso e dar entrada com antecedência. Por esse motivo, a Defensoria Pública vai fazer uma orientação aos presentes sobre esses trâmites. E já temos casais inscritos para a cerimônia do ano que vem!”, comemora a militante.
No sábado (30), ainda no Auditório da Defensoria, oficinas e palestras abordarão temáticas como militância e prevenção, finalizando com o planejamento de ações do LesBiPará para 2015, com a participação das caravanas de ativistas do interior do estado (veja programação completa ao fim da matéria).
Já no domingo (31), como culminância da comemoração acontece a 5ª edição da Marcha de Visibilidade das Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Pará, partindo da Doca rumo à Praça da República, com concentração a partir das 15h em frente ao SESC. A organização espera 200 mil participantes.
Veja abaixo a programação do seminário:
30 de agosto (sábado)
9h – Avanços e luta no combate às desigualdades (Iranyr Soares – Secretaria de Saúde do Estado do Ceará; Ana Axé – Movimento Popular de Saúde de Pernambuco; Alessandro Monte – Movimento Popular de Saúde Nacional)
10h – A Política Nacional LGBT e a Gestão Participativa (Marina Marinho – Representante da DAGEP/Ministério da Saúde; Representante da Coordenadoria de Livre Orientação Sexual do Pará)
10h30 – Debate
11h – DST, Aids e Hepatites Virais – Fazendo Prevenção e Promovendo Saúde (Representante do LesBiPará; Representante do Programa Estadual de DST/Aids do Pará; Representante da Coordenação de Hepatites Virais do Pará)
12h – Almoço
14h – Painel: Avanços e Perspectivas da Luta das Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Pará (Márcia Passos – Coordenadora do LesBiPará)
14h30h – Debate
15h – Planejamento de Ações e Prioridades do LesBiPará para 2015
- Exposições das participantes das caravanas e convidadas
- Sistematização: Alessandro Monte – Consultor Técnico
16h – Lanche
16h30 – Avaliação
17h – Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí