Círio fluvial: Dieese e Capitania dos Portos afirmam que 500 embarcações devem participar da procissão na baía do Guajará este ano

Dieese e Capitania dos Portos afirmam que 500 embarcações devem participar da procissão na baía do Guajará este ano




Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação
de Embarcações da Romaria Fluvial.
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) apresentaram na manhã desta terça-feira, dia 16 a Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação de Embarcações e o Selo da Segurança da Navegação. Dois importantes instrumentos referenciais da Romaria Fluvial, e também utilizados para garantir o controle e identificação das embarcações participantes da procissão, a quinta mais antiga entre as romarias do Círio.


A apresentação, que contou com a presença do secretário adjunto de Estado de Turismo do Pará, Álvaro do Espírito Santo, aconteceu no auditório da CPAOR, quando também foram apresentadas as novidades do “KD a Berlinda”, aplicativo criado em 2012 pela Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), com objetivo de fazer o georeferenciamento da Berlinda que transporta a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e retransmitir em tempo real as imagens capturadas em GPS para qualquer dispositivo móvel ou computador.



Theos Pires, presidente da Prodepa, apresentou o aplicativo
"KD a Berlinda".
O capitão de Corveta Vieira Barros, da Capitania dos Portos, explicou que o Selo da Segurança da Navegação começa a ser entregue nesta quarta-feira, dia 17, na sede da Capitania, aos responsáveis pelos barcos que vão participar da Romaria, ao explicar que a estimativa para este ano é de 500 embarcações na procissão que acontece dia 11 de outubro, na baía do Guajará. Os dados foram confirmados também pelo coordenador do Dieese - Pará, Roberto Sena.


“As analises feitas pelo DIEESE/PA com os números da Romaria Fluvial nestes 29 anos, com base em dados da Paratur e da Capitania, nos mostram um crescimento de 1.567% embarcações participantes”. Afirmou Roberto Sena, considerando que a primeira Romaria, em 1986, contou com 30 embarcações e em 1987 com cerca de 130 a 150, chegando em 2014 com estimativa de 500 embarcações e um público em geral de 50 mil participantes.




Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, apresentou
a bandeira símbolo.
Além de reforçar a importância de assegurar a identificação dos barcos participantes com o Selo da Segurança da Navegação os responsáveis pela Agenda Turística do Círio também apresentaram a Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial, com a mesma estampa da imagem oficial do Círio de 2014, medindo 60cm por 45cm. O símbolo foi apresentado pelo gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira.


“A Romaria Fluvial foi criada em 1986 pelo presidente da Paratur, jornalista e escritor Carlos Rocque, com o intuito de fortalecer esta que é a quinta mais antiga Romaria entre as demais que compõem o Círio. O concurso é dividido nas categorias Embarcações Regionais e Outras Embarcações e o corpo de jurados avalia requisitos de ornamentação religiosa, postura da tripulação, cumprimento do percurso do Cortejo entre Icoaraci e Belém, que soma 18,5km (10 milhas náuticas)”. Explica Figueira, ao anunciar que a premiação dos vencedores do concurso acontece no dia 22 de outubro.


A diretora de Marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Jacqueline Alves, explicou que a apresentação integra um conjunto de ações da Agenda Turística do Círio.




Participaram da coletiva diversos representantes
da Agenda Turística do Círio 2014.
“A Agenda inclui diversos eventos e programações em Belém voltadas ao receptivo dos turistas do Círio, apresentando a eles informações de forma organizada e opções de como aproveitar melhor sua estadia no Pará nesse período, quando, entre os 2 milhões de romeiros, receberemos 82 mil turistas que devem deixar uma renda de U$ 30,80 milhões”. Afirma Jacqueline, ao explicar que a Agenda é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Dieese-PA, Sinart, Infraero, Belemtur, Espaço São José Liberto, Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), OS Pará 2000 (Estação das Docas), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Museu Histórico do Estado do Pará e Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).




Álvaro do Espírito Santo, secretário adjunto de Turismo do Pará,
Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur,
Tenente Eduarda e Capitão de Corveta Vieira de Barros da CPAOR,
Theo Pires, presidente da Prodepa,
Roberto Sena, coordenador do Dieese - PA
com o Selo da Segurança da Navegação.
Turismo em números - Jacqueline Alves também ressalta que o volume de participantes do Círio oriundos de outros países e estados, especialmente do Rio de Janeiro (19,40%), São Paulo (13,90%), Maranhão (11,60%), Amazonas (6,90%) e Ceará (6%) é resultado de um amplo trabalho de promoção e divulgação do Pará e do Círio como produto cultural e turístico do segmento religioso em dezenas de feiras e eventos nesses e em outros mercados emissores do Brasil e do exterior, tendo em vista ações promocionais também nos Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina entre outros países, onde além das feiras também desenvolve ações articuladas com operadores de turismo e empresas aéreas, a exemplo da TAM e da TAP.




Gerência de Comunicação (GEC)

Companhia Paraense de Turismo (Paratur)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí