Cerca de 75 mil pessoas participaram do pré-carnaval na Cidade Velha

                  O centro Histórico de Belém ficou repleto de blocos de carnaval e brincantes.


O Pré-Carnaval de Blocos na Cidade Velha atraiu aproximadamente 75 mil foliões no primeiro final de semana de janeiro. A organização estima que no sábado (06), compareceram 30 mil pessoas, e ontem (07) foram mais 45 mil pessoas. As atrações do domingão foram os blocos Fofó do Lino e Fofó de Belém. A tarde foi de alegria para os foliões, que começaram a se concentrar a partir das 15h, em frente à Igreja da Sé. O encerramento do evento estava programado para as 18h, com os blocos chegando na avenida Tamandaré. Muitas famílias, grupos de amigos e foliões solitários curtiram o pré-Carnaval, com o tema ‘Patrimônio histórico da alegria’. Neste ano serão cinco finais de semana de “corredor da folia”, segundo a organização do evento, cuja estimativa total de brincantes chega a 700 mil pessoas.

Nada tirava a alegria do grupo de amigas formado pela professora Gisa Tavares, 52 anos, Alba Seabra, 51, e Rose Pimentel, que seguiam os blocos fantasiadas de palhaças. “Não tem político ladrão que roube nosso sorriso. Não tem ninguém para roubar nossa alegria”, dizia Gisa. Todo ano o grupo usa uma fantasia em comum e vai pular o pré-Carnaval na Cidade Velha. “Gostamos daqui porque é um Carnaval muito familiar, não vejo brigas, todo mundo brinca sem violência e os blocos tocam marchinhas antigas”, destacou a professora.

O coordenador do Bloco Fofó do Lino, Betinho Souza, prometia muita alegria aos foliões, com marchinhas de Carnaval antigas, músicas autorais, brega, carimbós e axé. “Este ano, o pessoal pode esperar muita segurança e, claro, muita alegria e descontração. Venham para a Cidade Velha brincar e se divertir. A galera do bem pode ficar tranquila que vai ter muita segurança e banheiros químicos”, convidou. O bloco nasceu no município de Cametá e é considerado eclético. “80% do repertório do Fofó do Lino são marchinhas de carnaval. Depois, toca um pouco de banguê, que é nossa música cametaense, do siriá e músicas próprias minhas e do meu pai Lino, que marcaram época em Cametá”, disse ele.

O bloco de Fofó de Belém - um dos mais antigos da Cidade Velha - tem à frente o performer, cantor e compositor Eloi Iglesias. O bloco se atrasou um pouco para encerrar o percurso. Quando seguia pela rua Siqueira Mendes, bem na Praça do Carmo, o bloco teve um problema no gerador do som do trio elétrico. O problema foi solucionado por volta das 16h e o bloco seguiu até a avenida Tamandaré. “Cada vez mais eu estou fazendo a coisa de um modo mais bairrista e paraense. Queremos que o Carnaval fique com a nossa cara. A gente não quer com cara da Bahia. A gente quer um Carnaval com cara e alma do paraense. Afinal de contas, nós temos uma quantidade de inspirações no nosso Estado, que são demais”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fez a limpeza em toda a extensão da rua Doutor Assis e também da Doutor Malcher.

Fonte: ORMNEWS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí