A DIVISÃO TERRITORIAL DE ÓBIDOS E A JUSTA MANIFESTAÇÃO DE INSATISFEITOS DE 1935

Em maio de 1935, um grupo de 115 obidenses  inconformados com o desdobramento  do município,  realizado um ano antes pelo então interventor Magalhães Barata, subescreveu é enviou ao governador José Malcher um documento em que reivindica a "integração do município de Óbidos, fraccionado brutalmente por um governo irresponsável como o que passou".

O desdobramento ensejou a elevação de Vila de Oriximiná a categoria de município.  Há quem atribua o desmembramento a um ato de vingança de Baratappr causa das vaias que levou nas ruas da cidade quando a revolta militar de 1924, da qual era um dos líderes,  foi derrotada. Ao embarcar no navio que o levaria preso, teria jurado transformar Óbidos num Porto de lenha.

As causas possíveis do desdobramento, para além desta versão,  ainda estão por serem estudadas à luz dos documentos. O abaixo assinado entregue a José Malcher contém 4 páginas de assinaturas de ilustres obidenses, encabeçado pelo Sr. Américo Monteiro Pantoja, (doc. Arquivo público do Pará recolhido por Walter Pinto)

De Walter Pinto, publicado por Eduardo Dias.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí