A DIVISÃO TERRITORIAL DE ÓBIDOS E A JUSTA MANIFESTAÇÃO DE INSATISFEITOS DE 1935
Em maio de 1935, um grupo de 115 obidenses inconformados com o desdobramento do município, realizado um ano antes pelo então interventor Magalhães Barata, subescreveu é enviou ao governador José Malcher um documento em que reivindica a "integração do município de Óbidos, fraccionado brutalmente por um governo irresponsável como o que passou".
O desdobramento ensejou a elevação de Vila de Oriximiná a categoria de município. Há quem atribua o desmembramento a um ato de vingança de Baratappr causa das vaias que levou nas ruas da cidade quando a revolta militar de 1924, da qual era um dos líderes, foi derrotada. Ao embarcar no navio que o levaria preso, teria jurado transformar Óbidos num Porto de lenha.
As causas possíveis do desdobramento, para além desta versão, ainda estão por serem estudadas à luz dos documentos. O abaixo assinado entregue a José Malcher contém 4 páginas de assinaturas de ilustres obidenses, encabeçado pelo Sr. Américo Monteiro Pantoja, (doc. Arquivo público do Pará recolhido por Walter Pinto)
De Walter Pinto, publicado por Eduardo Dias.
Comentários