Lúcio Flávio Pinto recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Amapá


Um dos maiores jornalistas do Brasil, o santareno Lúcio Flávio Pinto recebeu, merecidamente. A honraria é um reconhecimento do meio acadêmico ao também sociólogo e pesquisador que há décadas dá voz aos povos tradicionais, seja denunciando os crimes ambientais, seja por seus estudos e pelo profundo conhecimento da região amazônica. Juntamente com o jornalista, também ganhou a mesma honraria o mestre Sacaca, do Amapá.




RESOLUÇÃO N. 29, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2021

Concede o título de Doutor honoris causa ao Professor Lúcio Flávio de Faria Pinto.
A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Amapá, na forma do que estabelece o Art. 14, inciso VIl do Estatuto UNIFAP, c/c o Art. 17, inciso XVIll do Regimento Geral da Instituição; e ainda com o Art. 24, inciso V do Regimento do CONSU, e CONSIDERANDO:
1. 0 teor do Processo n. 23125.027029/2019-46, de 23/09/2019, que trata do pedido de concessão do título de Doutor honoris causa ao Professor Lúcio Flávio de Faria Pinto;
2. A decisão do Plenário do CONSU, em sessão realizada no dia 19/10/2021.
RESOLVE Art. 19 Conceder o título de Doutor honoris causa ao Professor Lúcio Flávio de Faria Pinto, de acordo com as disposições do Estatuto e do Regimento Geral da UNIFAP, em seu Capítulo I Art. 29, Parágrafo único, inciso VI, e Capítulo l1, Art. 4°, § 19, inciso VI1, respectivamente; e ainda com base no Regimento do CONSU, Capítulo IV, Art. 23, inciso I, alínea "h", bem como na Resolução 008/2005 - CONSU, que regulamenta a concessão de Dignidades Universitárias e Distinções Honorificas no âmbito da Universidade Federal do Amapá.
Art. 2 Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura.
Gabinete da Presidência do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá.
Macapá/AP, 01 de novembro de 2021.
Prof. Dr.Júlio César Sá de Oliveira Presidente/CONSU


Lúcio Flávio Pinto
Lúcio Flávio de Faria Pinto nasceu em Santarém (PA), em 23 de setembro de 1949. É professor, jornalista e sociólogo brasileiro. É um dos mais prestigiados jornalistas do Brasil, e é o único brasileiro na lista dos 100 mais importantes jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras. É sociólogo, formado pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (1973). Foi professor visitante (1983/84) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida em Gainesville, Estados Unidos. Foi professor visitante no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e do curso de jornalismo no Departamento de Comunicação Social da Uni versidade Federal do Pará.

É autor de diversos livros sobre meio ambiente e Amazônia. Foi correspondente da BBC Radio News, responsável pela sucursal do jornal O Estado de S. Paulo na Amazônia e repórter dos jornais O Liberal e A Província do Pará, entre outros. Desde 1987, publica, com seu irmão, Luiz Pinto, o Jornal Pessoal, quinzenário individual que circula em Belém sem qualquer publicidade, e que tem como diferencial em relação ao restante da imprensa paraense o não alinhamento a nenhum dos grupos políticos e empresariais do estado. Mantém também outro periódico, denominado “Agenda Amazônica”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Antenado: Os softwares das eleições estão sendo testados

Fique Antenada: A reação das empresas à decisão sobre o aborto nos EUA

Em Monte Alegre cinco pessoas de uma mesma família são diagnosticadas com doença de chagas após consumo de açaí