Fique Antenado: Remédio contra a COVID da Pfizer é autorizado no Brasil
A rota de fuga das oligarquias russas 🇹🇷
MUNDO
(Imagem: Anadolu Agency | Getty Images)
“Podem vir se divertir aqui”. É basicamente isso o que a Turquia está dizendo aos oligarcas russos, em uma estratégia arriscada.
Contextualizando… Depois da invasão à Ucrânia, diversos países impuseram sanções aos bilionários russos, como forma de prejudicá-los por sua proximidade com Putin — o que mais teve foi apreensão de iates Europa afora.
Agora, a Turquia disse que receberia os oligarcas, como turistas e investidores, além de permitir que estacionem seus bens por lá. risos.
Por que essa estratégia pode ser arriscada? O país com um pé na Europa e outro na Ásia está tentando fortalecer sua economia, mas meter a colher na briga entre e o Ocidente e a Rússia pode prejudicar a Turquia no longo prazo.
A opinião que gira por aí é que os turcos podem ser lembrados no futuro como quem ajudou o inimigo. Até agora, o país está como “neutro” — principalmente devido aos laços econômicos com a Rússia em relação à energia e ao comércio, por exemplo.
Zoom Out: A inflação na Turquia disparou 54,4% no mês passado — a maior alta em 20 anos. Além disso, o país tem o desejo de entrar na União Europeia.
Será que a Turquia pode se dar ao luxo de ser atingida por sanções por se tornar uma aliada das oligarquias, ou vale tentar uma abordagem “bem-feita”?
O que mais é bom saber ao redor do mundo?
- Guerra na Ucrânia. Depósito da Cruz Vermelha é atingido em Mariupol
- Clique para ver foto. Hubble encontra estrela mais distante já vista
- Plenos poderes: Presidente da Tunísia dissolve Parlamento oito meses após suspendê-lo
Remédio contra a COVID da Pfizer é autorizado no Brasil
BRASIL
(Imagem: Reuters | Reprodução)
Lembram desse nome? Ontem, a Anvisa aprovou o uso emergencial do medicamento Paxlovid, fabricado pela Pfizer, para tratar a COVID-19.
O remédio já foi aprovado para uso emergencial em ao menos 40 países, incluindo Estados Unidos, Europa, Canadá, China, Austrália, Japão, Reino Unido e México. 🌎
Quem deve tomar o remédio? O Paxlovid tem venda sob prescrição médica e é indicado para o tratamento da COVID-19 em adultos com casos leves e moderados que apresentam risco de progressão grave da doença.
Qual a eficácia? O medicamento foi 89% eficaz na prevenção de hospitalizações e mortes, e os dados sugerem que ele mantém sua eficácia contra a Ômicron — clique para ver o estudo na íntegra.
Os especialistas ressaltam que o remédio não é uma forma de prevenção contra a infecção, como é o caso da vacinação, e sim de tratamento.
E como anda a COVID? 🦠
Boas notícias aqui no Brasil. Em queda, a média móvel de casos atingiu o menor patamar desde 7 de janeiro.
Nesse final de semana, há expectativa de que seja publicada uma suspensão da quarentena e dos testes para vacinados que chegam ao Brasil.
Além disso, o governo federal estuda flexibilizar o uso de máscaras no ambiente de trabalho. Estamos mesmo voltando ao velho normal.
Outras notícias importantes no cenário nacional:
- Notícia boa pro Jair. Em inquérito sobre interferência na instituição, PF conclui que Bolsonaro não cometeu crime
- Vem projeto de lei aí. Senado aprova projeto que amplia prevenção e tratamento de câncer no SUS
- Vai colocar? Moraes impõe multa a Silveira e manda Lira marcar instalação de tornozeleira
- Agronegócio. Brasil desacelera plantação de soja com crise de fertilizantes
Zuckerberg está agindo para prejudicar o TikTok?
TECNOLOGIA
(Imagem: Tecnoblog | Reprodução)
Bomba nas BIG TECHs. Um rumor mexeu com o meio da tecnologia ontem. Ao que parece, a Meta contratou uma empresa de consultoria para ajudar a espalhar mensagens negativas sobre seu arquirrival do momento, o TikTok.
O que essa empresa fez?
A companhia se chama Targeted Victory. Ela orquestrou artigos de opinião anti-TikTok em alguns jornais, pressionando por uma cobertura negativa, além de mexer os pauzinhos para aumentar a supervisão dos legisladores sobre o aplicativo chinês.
Esses artigos incluem, por exemplo, histórias que podem assustar os pais — citando o desafio de dar um tapa em um professor que circula na rede.
O pano de fundo da confusão
A Meta está sendo ofuscada pelo sucesso do TikTok — e isso já foi visto nos números. No último trimestre de 2021, o Facebook perdeu usuários pela primeira vez e o próprio Zuckerberg atribuiu parte do motivo ao sucesso do tico-teco.
Sofrendo muitas críticas por seu impacto na vida dos jovens — dentre outros pontos —, a Meta quer colocar o TikTok no clube dos “vilões da mídia social”.
Zoom Out: Os laços da rede com a China — e a transferência de dados com o polêmico governo — colocavam o TikTok como perigoso, mas os usuários não parecem estar ligando muito pra isso…
Bob’s fecha parceria com a Patties 🍟
NEGÓCIOS
(Imagem: Patties | Reprodução)
Parceria de dar água na boca. A rede Bob's — que você já deve conhecer — e o Patties — uma das hamburguerias mais queridas entre os paulistanos — decidiram se juntar para vender mais do Milk Shake Crocante Original, feito com ovomaltine.
A ação vai do dia 31 de março a 3 de abril, e o objetivo do Patties é aumentar em 50% as vendas do produto neste período.
O milkshake será vendido nas lojas físicas e delivery do Patties, e duas unidades vão ganhar o letreiro do Bob’s. Na ação de marketing, os funcionários também vão usar uniformes da concorrência.
A relevância: A parceria entre uma marca nacionalmente conhecida e outra que está na moda pode acabar dando um ar mais "cool” para o Bob's e deixar o Patties mais famoso — todo mundo sai ganhando.
Em vez de brigar com o concorrente, talvez seja mais fácil — e rentável — unir as forças e aproveitar os pontos fortes de cada um.
Looking forward: O Bob's quer inaugurar 130 unidades até o final do ano. Já o Patties, que nasceu em 2019 e só tem lojas em São Paulo, pretende abrir mais duas unidades, sendo uma delas no Rio de Janeiro — será que agora a moda vai ser postar foto de milk shake?
Mais um dia de ganhos para o Ibovespa
ECONOMIA
(GIF: Giphy | Reprodução)
Foi de leve, mas a alta da Bolsa de ontem levou o Ibovespa para o maior patamar em 7 meses — o índice subiu 0,2%, aos 120,259 pontos.
Os motivos… Apesar do exterior estar desconfiado de que o acordo para reduzir a presença militar dos russos na Ucrânia seja algo “pro Ocidente ver”, a alta das commodities — principalmente do petróleo e do minério de ferro — ajudou.
Mas quem liderou as maiores altas da quarta-feira não foi nem a Petrobras, nem a Vale. O Banco Pan teve a maior valorização, subindo 5,68%.
Por quê? Para os analistas, a alta aconteceu por causa do desconto que o ativo oferecia para o investidor — a ação estava barata, e o mercado foi em busca de pechinchas.
O dólar, enquanto isso, subiu 0,62%, agora cotado a R$ 4,797.
O que mais é bom saber economicamente falando?
- Funcionalismo público. Governo estuda reajuste de 5% para servidores do executivo federal
- Manda PIX. Pix já é principal forma de pagamento do país
- Inflação do aluguel. IGP-M desacelera a 1,74% em março; em 12 meses, alta é de 14,77%
Comentários